GUARDA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS RECEBE 50 PISTOLAS CALIBRE 380 PDF Imprimir E-mail

O prefeito Airton Garcia e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini, entregaram na tarde desta terça-feira (12/11) ao comando da Guarda Municipal de São Carlos 50 pistolas Taurus, calibre 380, adquiridas com recursos do próprio município.

 

Michael Yabuki, comandante da GM, explicou que essas pistolas serão utilizadas para o armamento dos agentes da corporação. “Nós já temos 60 revólveres calibre 38 que foram doados para São Carlos pela Prefeitura de Campinas, por meio da Academia da Guarda Municipal de Campinas Drº Ruyrillo de Magalhães, com mais essas pistolas já são 110 armas, porém ainda não é o suficiente para todos os guardas ter a carga da arma, mesmo que em alguns postos uma arma poderá ser repassada de um turno para outro. Hoje, descontando licenças e férias temos 150 agentes, porém a Secretaria de Segurança Pública já programou a aquisição de mais pistolas”.

 

Yabuki ressaltou, ainda, que neste momento somente foi realizada a entrega do material. “O processo de armamento continua, estamos na etapa final do convênio com a Polícia Federal, faltando apenas mais um curso presencial prático de tiro. Acreditamos que no início do próximo ano a arma institucional já estará sendo portada pelos guardas municipais”, finalizou o Comandante da GM agradecendo o apoio do prefeito e do secretário de Segurança Pública.

 

Samir Gardini agradeceu o prefeito Airton Garcia pelo apoio que tem dado a Guarda Municipal. “São Carlos está dando um passo muito importante para o armamento da GM. Essas armas são importantes para a defesa dos nossos agentes. Não se arma uma instituição para ataque, mas para defesa. Lembramos que desde 2017 a Prefeitura vem investindo na troca da frota da Guarda, na troca dos coletes balísticos, de rádios, dando mais segurança para o trabalho da corporação. Também vamos adquirir armas calibre 12, mais potentes, para apoio e uso em situações mais complexas”, afirmou o secretário de Segurança Pública.

 

O prefeito Airton Garcia ressaltou que a GM foi criada para garantir o patrimônio público, mas hoje ocupa lugar de destaque na segurança pública. “O esforço e o empenho dos guardas municipais de São Carlos devem ser reconhecidos, por isso, sempre temos em mente medidas para valorizar a corporação, melhorando as condições de trabalho”.

 

A Guarda Municipal de São Carlos foi criada pela Lei Municipal Nº 12.895 de 31 de outubro de 2001, porém iniciou suas atividades em 2003. Com 18 anos de criação e 16 de prestação de serviço, a GM conta 164 agentes no total, possui uma Central de Monitoramento com 24 câmeras, um posto fixo ao lado do Cemitério Nossa Senhora do Carmo e via sistema de alarme monitora locais públicos, além de manter o canil, sendo a instituição em São Carlos que possui cães para auxiliar em operações policiais.

 

Os secretários de Educação, Nino Mengatti e de Obras Públicas, Reginaldo Peronti também participaram da solenidade de entrega das armas para a Guarda Municipal.

 

(12/11/19)