PREFEITURA VAI CONSTRUIR CRECHE NO JARDIM ZAVAGLIA PDF Imprimir E-mail

O prefeito Airton Garcia entregou na tarde desta quarta-feira, dia 13 de novembro, o alvará de construção de uma unidade escolar no Jardim Zavaglia. O documento foi entregue ao gerente de negócios da Construtora Pacaembu, Gerson de Oliveira Filho, empresa que está construindo 500 moradias, faixa 2 do Minha Casa, Minha Vida, no Residencial denominado “Vida Nova São Carlos”, localizado na zona sul da cidade, no prolongamento da avenida Regit Arab (avenida que dá acesso ao bairro Cidade Aracy), próximo a Rodovia Luís Augusto de Oliveira (SP-215).

 

A construtora se comprometeu a construir em contrapartida ao erário público um prédio para funcionamento de uma creche no Jardim Zavaglia, um prédio no próprio local do empreendimento para a Prefeitura instalar uma Unidade de Saúde da Família (USF) e um ecoponto no Planalto Verde.

 

“Como a construtora Pacaembu quer construir os prédios da contrapartida durante o período das obras do empreendimento, liberamos o alvará para a construção da escola. Estamos analisando os pedidos da unidade de saúde e do ecoponto. Apesar de ser um investimento de 500 casas, a empresa adquiriu outra grande área no município. O investimento nessa contrapartida deve ultrapassar R$ 1,8 milhão”, avalia João Muller, secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

 

Nino Mengatti, secretário de Educação, disse que será construída uma escola para crianças de 0 a 5 anos com 120 vagas. “É uma grande conquista para essa região da cidade. Com a inauguração do CEMEI Carminda Nogueira de Castro Ferreira, no Abdelnur, abrimos 220 vagas, estamos construindo outro CEMEI no Planalto Verde para 260 alunos da educação infantil na faixa etária de 0 a 6 anos e vamos entregar em breve uma EMEB também no Abdelnur com 780 vagas. Com mais essa escola a nossa intenção é zerar o déficit de vagas de 0 a 3 anos. Nas fases 5 e 6 zeramos o déficit ano passado”, afirmou o secretário de Educação, Nino Mengatti.

 

A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Cilmara Seneme Ruy, lembra que essa será a primeira escola municipal do Zavaglia. “Essa é uma região que sempre a demanda por vagas na educação infantil é grande, portanto com a construção dessa nova escola, as crianças do Zavaglia não precisarão mais ser transportadas para outras unidades”.

 

“A Prefeitura não tem muitos recursos para investimentos, mas continuamos correndo em busca de novas alternativas para levar mais serviços para essa região da cidade. O Zavaglia, assim como o Abdelnur, não tem muitos equipamentos públicos, mas agora vai ganhar dois, a unidade de saúde da família que estamos finalizando, obra que foi iniciada há mais de 10 anos e que vamos entregar à população em breve e ano que vem vai ganhar uma escola municipal. Falta muito, mas estamos melhorando a vida das pessoas com a oferta de serviços públicos de qualidade”, avalia o prefeito Airton Garcia.

 

SÃO CARLOS VIII– A Prefeitura também vai encaminhar para a Câmara Municipal projeto para aprovação de um financiamento junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 2 milhões para a construção de uma creche em tempo integral no bairro São Carlos VIII. A ideia é construir a unidade em terreno institucional localizado ao lado do CEU das Artes Emílio Manzano com 190 vagas, sendo metade delas para período integral. “É um bairro que necessita de uma escola para a faixa etária de 0 a 5 anos. Outra facilidade é que a área nos permite utilizar a planta de escola disponibilizada peloFundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também a utilização da infraestrutura do CEU das Artes”, finaliza Cilmara Seneme Ruy, diretora pedagógica da SME.

 

(14/11/19)