CENTRO DE ATENDIMENTO DE INFECÇÕES CRÔNICAS DA PREFEITURA REALIZA CAMPANHA FIQUE SABENDO PDF Imprimir E-mail

Serão realizadas ações de enfrentamento do HIV/AIDS e Sífilis com testagem rápida

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas “Ana Cláudia Lucato Cianflone” (CAIC), realiza até o dia 7 de dezembro, a campanha Fique Sabendo 2019.

 

O objetivo da ação que disponibilizará uma série de testes rápidos de HIV/AIDS é levar o alerta da doença e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento.

 

“A campanha consiste em realização de testes rápidos para HIV e Sífilis, e teremos uma mesa de debates sobre profilaxia pré-exposição e profilaxia pós-exposição, consecutivamente. A palestra é destinada a profissionais de saúde e ocorrerá no auditório da Unimed no dia 5 de dezembro, às 14h, com s médico convidado do Triângulo Mineiro, infectologista Rodrigo Molina e com a Drª Sigrid de Souza Santos, infectologista da UFSCar”, explica Cíntia Martins Ruggiero”, enfermeira e supervisora CAIC.

 

Em São Carlos, a realização do Teste Rápido mudou o perfil do diagnóstico, identificando casos de transmissão mais recente. O diagnóstico precoce faz toda a diferença no prognóstico do paciente, evitando o desenvolvimento das doenças oportunistas, a transmissão de novos casos e a transmissão vertical (mãe para o filho), tanto de HIV como de Sífilis.

 

O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas atende 1.265 pacientes que fazem acompanhamento para HIV. De janeiro até agora foram registrados 74 novos casos. Ano passado foram notificados 101 casos de Sífilis Adquirida, 55 em gestantes e 5 de Sífilis Congênita. Em 2019 já foram notificados 47 novos casos de Sífilis Adquirida, 40 em gestantes e nenhum até o momento de Sífilis Congênita.

 

Confira o cronograma dos testes rápidos:

Dia 28/11 – 8h às 16h - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);

Dia 29/11 – 8h às 16h – Universidade de São Paulo (USP – Campus 1);

Dia 02/12 – A partir das 19h - ETEC Paula Souza;

Dia 03/12 – 8h às 13h - Divina Misericórdia (Comunidade Missionária Divina Misericórdia);

Dia 04/12 – 8h às 12h – Rodoviária;

Dia 05/12 – 8h às 13h - Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (rua 7 de Setembro, nº 2.277, no centro) e no CREAS POP (Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Atendimento à População em Situação de Rua – rua São José, 819). 

 

(25/11/19)