DIA MUNICIPAL DE MOBILIZAÇÃO PELOS DIREITOS HUMANOS É MARCADO POR DISCUSSÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social para marcar o Dia Municipal de Mobilização dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, instituído em conformidade com o calendário internacional pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Lei Nº 18.247/2017 de autoria do vereador Malabim (Aleksander Fernandes Vieira), realizou uma tarde de discussões sobre o tema no auditório do Paço Municipal.

 

“As pessoas tem dificuldade no seu dia a dia e precisam conhecer um pouco mais sobre os direitos humanos, às vezes tem um pouco de preconceito quando se fala disso, mas na verdade é a qualidade de vida das pessoas. Direitos humanos é uma associação de direitos: políticos, sociais, culturais e econômicos e todos devem ser garantidos. Em São Carlos temos o Departamento dos Direitos Humanos desde janeiro de 2019 e através dele realizamos ciclos de cinema, rodas de conversa, tivemos a implantação do conselho, fizemos todo o trabalho para o conselho municipal de LGBT+, atendendo diferentes públicos para enfrentar diferentes desafios”, disse a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques.

 

Glaziela explicou, ainda, que o Departamento está vinculado a sua pasta e faz parte do Centro de Referência de Direitos Humanos, espaço onde as pessoas podem ir para saber os serviços públicos oferecidos dependendo do tipo de violação de direitos. “Também oferecemos oficinas para essa população com objetivo da melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, finaliza a secretária.

 

Para Fernando Oliveira, diretor do Departamento dos Direitos Humanos, ainda existe muita desinformação. “Os direitos humanos são universais, o que quer dizer que são aplicados de forma igual e sem discriminação a todas as pessoas, mas muitas desconhecem esse fator. Muitas pessoas não sabem o que é violação de direitos e não buscam forma de inibir essa situação. O nosso papel é de acolher as denúncias, mostrar que temos políticas públicas para atendê-los, fazer o encaminhamento e acompanhar os casos nos serviços de referência”, relata o diretor.

 

Os professores universitários Karina Granado e Caio Henrique Lopes Ramiro ministraram palestra sobre o tema. O vereador Malabim participou da abertura dos trabalhos.

 

O Centro de Referência de Direitos Humanos está localizado na rua Marechal Deodoro, nº 2.490, no centro (antiga sede do NAI) e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

(10/12/19)