CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA PDF Imprimir E-mail

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, coordenada pelo Ministério da Saúde, termina nesta sexta-feira, dia 13 de março, em todo o país.

 

O público alvo da Campanha envolve crianças a partir de 5 anos a adolescentes até 19 anos (dezenove anos, 11 meses e 29 dias). Também estão sendo atendidos, por demanda espontânea, toda população a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960 para atualização da situação vacinal.

 

Em São Carlos já foram aplicadas esse ano 1.194 doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Durante a campanha, que teve início no último dia 10 de fevereiro, 6.180 pessoas compareceram as unidades de saúde para avaliar caderneta, sendo que 336 foram vacinados. Em 2020, já foram registradas 13 notificações da doença, sendo 2 casos confirmados, 9 descartados, 2 aguardando resultado exame.

 

“O objetivo dessa campanha é resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação.Éuma campanha seletiva, só toma vacina que estiver com a carteira atrasada. Do total de pessoas que procuraram as unidades para avaliar a caderneta, somente 5,4% estavam com a vacina atrasada”, explica Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica de São Carlos.

 

Ano passado, 19.697 pessoas foram imunizadas no município, sendo registradas 121 notificações da doença com 30 casos confirmados e 91 descartados.

 

A vacina tríplice viral faz parte do calendário nacional de vacinação, portanto disponível o ano todo nas unidades de saúde para o público alvo. 

 

(12/03/2020)