TRABALHO, EMPREGO E RENDA REALIZARÁ CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF Imprimir E-mail

A prefeitura de São Carlos, por meio da Secretária Municipal de Trabalho Emprego e Renda, juntamente com DAES – Departamento de Apoio a Economia Solidária e o COMESOL - Conselho Municipal de Economia Solidária, anuncia a realização no dia 25 de março da “V Conferência Municipal de Economia Solidária de São Carlos”. Neste ano, por conta da pandemia e das medidas sanitárias de distanciamento social, a conferência será realizada virtualmente.

 

Os interessados em participar podem se inscrever, entre os dias 08 e 25 de março de 2021, por meio do link: https://forms.gle/cycJSSGCaSoNRm8u9. A partir da inscrição, o interessado receberá no seu e-mail o link para a sala virtual do evento que será transmitido simultaneamente, ao vivo, no Facebook e Youtube do Fórum Ecosol São Carlos.

 

A participação é aberta ao público em geral, mas somente poderão se candidatar a uma vaga de conselheiro os membros de grupos previamente cadastrados no COMESOL. No período da manhã será realizada a abertura oficial seguida da leitura e aprovação do regimento interno. Por fim, será feita uma avaliação da última gestão do Conselho. No período da tarde será a vez das falas de convidados sobre políticas públicas em Economia Solidária e os desafios para os próximos anos. Ao final da tarde será realizado um debate e a eleição virtual dos novos conselheiros da sociedade civil.

 

Criada pela Lei nº 15.779/2011 a Conferência Municipal de Economia Solidária, ocorre a cada 2 anos e tem como finalidade analisar os avanços, limites e desafios da Economia Solidária no município, bem como as estratégias para a implantação das políticas públicas. O tema desta edição será uma comemoração e avaliação da lei que institui o programa no município.

 

Na oportunidade, os inscritos poderão debater sobre o processo de integração das ações de apoio a Economia Solidária fomentada pelo governo e sociedade civil; debater sobre participação da sociedade civil no conselho e eleger os representantes da sociedade civil que farão parte do Conselho Municipal de Economia Solidária de São Carlos (COMESOL), além de debater e subsidiar com propostas, contendo visão de futuro para que o Conselho Municipal de Economia Solidária de São Carlos possa construir ações voltadas às especificidades de cada setorial representado no mesmo.

 

Economia Solidária - A Economia Solidária é um sistema econômico baseado na existência de empreendimentos (empresas) nas quais a gestão é realizada coletivamente pelos trabalhadores, com democracia direta nas relações de produção, com justa distribuição dos resultados, sem dominação entre seus membros.

 

Os Empreendimentos Econômicos Solidários (EESs) podem atuar em todos os setores da economia, primário, secundário e terciário, e em todas as atividades econômicas como produção, comercialização, serviços, distribuição, consumo, crédito, poupança, finanças solidárias, trocas e outras que venham a surgir. Anualmente, o Conselho Municipal de Economia Solidária realiza um cadastramento de Empreendimentos Econômicos Solidários. No último levantamento feito em 2020, o município contava com 11 grupos, totalizando 200 pessoas.

 

(23/02/2021)