PREFEITURA COMEÇA ENTREGA DOS KITS MERENDA PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos iniciou nesta quarta-feira, dia 7 de abril, pela EMEB Afonso Fioca Vitali (CAIC), localizada no bairro Cidade Aracy, a distribuição de kits de alimentação escolar, chamados de “kits merenda”, para todos os alunos da rede municipal de ensino.

 

A entrega se estende até a próxima semana e todos os 15.853 alunos matriculados na rede receberão os alimentos. O objetivo é complementar a alimentação dos estudantes enquanto permanecer a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de COVID-19.

 

Os produtos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, pasta responsável pela merenda escolar do município. “Adquirimos dois tipos de kits. No total, repassamos para a Secretaria de Educação 17.687 kits, sendo 3.298 do tipo 1 para crianças de 0 a 3 anos, e 14.389 do tipo 2 para crianças acima de 3 anos. Foi um investimento de R$ 893 mil, 50% custeado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e 50% com recursos da própria Prefeitura. Esses alimentos que compõem os kits são para suprir a necessidade de alimentação dos alunos e foram selecionados pelas nossas nutricionistas de acordo com a faixa etária e necessidade nutricional. Enquanto a pandemia permanecer vamos repassar um kit de alimentos por mês, por aluno”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho.

 

De acordo com a secretária de Educação, Wanda Hoffmann, cada escola está fazendo o agendamento para a entrega dos alimentos. “O fornecedor entregou diretamente nas escolas e cada uma fez o seu planejamento para a distribuição. Cada criança tem direito a um kit, portanto a família que tiver dois filhos matriculados na rede receberá dois kits e, assim, sucessivamente. Os produtos serão entregues mensalmente, mas faço um apelo aos pais e responsáveis para evitar aglomeração na hora da retirada e para que cumpram os protocolos sanitários, lembrando que o uso de máscara é obrigatório. Também é uma oportunidade para aqueles pais que precisam retirar as atividades impressas para seus filhos”, alerta a secretária.

 

“No CAIC vamos entregar os kits para 1.173 alunos do ensino fundamental I e II. Estamos agendando por ano escolar. Nesta quarta-feira (07/04) entregamos 194 kits para alunos do primeiro ano do fundamental. Esse escalonamento é para evitar aglomeração”, conta o diretor do CAIC, Alex Sandro Lucas dos Santos.

 

O vice-prefeito Edson Ferraz, que a pedido do prefeito Airton Garcia acompanhou todo o processo de aquisição desses alimentos, falou sobre a importância desse apoio para as famílias nesse momento. “Estamos vivendo uma nova realidade e o município tem que se reinventar todos os dias diante da pandemia. Sabemos que muitos pais estão desempregados ou sem renda, lutando dia a dia para colocar comida na mesa dos seus filhos e, portanto, o kit será uma ajuda extraordinária para nossas crianças suprirem suas necessidades alimentares”, ressalta Ferraz.

 

Ano passado a Prefeitura repassou o benefício por meio do Cartão Merenda, com créditos mensais de R$ 50,00 por aluno.

 

Confira os produtos que fazem parte de cada kit de alimentação escolar:

 

KIT ALIMENTAÇÃO ESCOLAR  1 (0 a 3 anos) – 2 kg de arroz agulhinha,1 de feijão carioca, 1 unidade de óleo de soja, 1 pacote de biscoito tipo maisena, 1 pacote de macarrão parafuso, extrato de tomate de 340g, 1 pacote de fubá mimoso, 1 kg de sal e 1 unidade de leite em pó instantâneo;

 

KIT ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 (acima de 3 anos) – 2 kg de arroz agulhinha, 1 kg de feijão carioca, 1 unidade de óleo de soja, 1 kg de açúcar cristal, 1 unidade de achocolatado, 1 pacote de biscoito tipo água e sal, 1 pacote de macarrão parafuso, extrato de tomate de 340g, 1 pacote de fubá mimoso, 1 kg de sal e 2 unidades de leite em pó instantâneo.

 

(07/04/1985)