SEMANA DA EDUCAÇÃO COMEÇA NO DIA 13 DE OUTUBRO PDF Imprimir E-mail

 

A Secretaria Municipal de Educação realiza mais uma edição da Semana da Educação com a participação de especialista na área. O evento acontece nos próximos dias 13 e 14 de outubro pelo canal do CeFPE São Carlos (Centro De Formação dos Profissionais da Educação) no YouTube.

 

Confira a programa da Semana da Educação:

 

13/10 – 10h – Projeto Revista Musicada “Uma História de Samba” com o Grupo Conversa de Botequim;

13/10 – 14h30 – Papel do professor no período pós-pandemia: quais os principais desafios a enfrentar? (Maria Inês Fini);

13/10 – 19h – Quem educa marca o corpo do outro (Fátima Freire Dowbor);

14/10 – 9h30 – Pandemia e pós-pandemia: participação das famílias na escola e educação de qualidade para todas as pessoas (Roseli Rodrigues de Mello);

14/10 – 14h30 – Brincadeiras dançadas e cantadas: educação e encantamento (Vivian Parreira da Silva).

 

Maria Inês Fini é doutora em Educação, Pedagoga, Professora e Pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, Especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP. No INEP/MEC foi Diretora de Avaliação para Certificação de Competências sendo responsável pela criação e implementação do ENEM e do ENCEJA e foi diretora do PISA no Brasil. Presidente do INEP 2016 a 2018 e diretora acadêmica da EDUCARE e da EduCat.

 

Fátima Freire Dowbor é formada em Pedagogia pela PUC de São Paulo, também possui graduação em Filosofia pela Universidade de Coimbra, em Línguas Romanas, pela Universidade de Varsóvia, e em Psicopedagogia, pelo Instituto Jaques Rousseau. Já atuou como educadora em diversos países e atualmente presta assessoria pedagógica a diversas instituições, além de integrar o conselho do Instituto Paulo Freire. Roseli Rodrigues de Mello é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela UFSCar, Pós Doutora em Sociologia e Educação junto à Comunidade de Pesquisa em Excelência para Todos (CREA), da Universidade de Barcelona. Professora Titular da UFSCar, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Atua na Licenciatura em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação. Fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), em 2002, e está à frente de sua coordenação. Trouxe para o Brasil a transformação de escolas em Comunidades de Aprendizagem e as Tertúlias Literárias Dialógicas.

 

Já Vivian Parreira da Silva é Doutora em Educação pela UFSCar com pesquisa em educação das relações étnico-raciais. Mestre em educação pela mesma universidade. Possui graduação em história pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) Licenciatura e Bacharelado. Atua com os temas: práticas sociais e processos educativos em práticas culturais populares; educação das relações étnico-raciais, antirracismo, formação e fruição. Coordena o grupo de pesquisa e prática em danças brasileiras Girafulô, o grupo desenvolve trabalhos na cidade e região com o objetivo de pesquisar e divulgar a cultura popular bem como valorizar os Processos educativos presentes nas práticas culturais trabalhadas como cacuriá, caroço, congada, jongo dentre outras.

 

(07/10/2021)