ESTADO PROPÕE LIBERAR RECURSOS PARA A PREFEITURA LICITAR E ACOMPANHAR A CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO PDF Imprimir E-mail

Reunião aconteceu na Secretaria Estadual de Educação com a participação do prefeito, do presidente da Câmara e da diretora Regional de Ensino

O prefeito Airton Garcia e o chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho), participaram na tarde desta segunda-feira (18/10), juntamente com a diretora regional de Ensino de São Carlos, Débora Costa Blanco e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso, de uma audiência com o subsecretário de Articulação Regional da Secretaria Estadual de Educação, Patrick Tranjan.

 

Na reunião a diretora Débora Costa Blanco apresentou um levantamento que identifica que 5 regiões de São Carlos precisam de unidades escolares estaduais, ou seja, com oferta do ensino fundamental completo e ensino médio. Jardim Ipanema, Douradinho/Jardim dos Coqueiros, Jockey Clube, Parque Novo Mundo e Jardim Embaré foram os locais indicados pela Diretoria de Ensino.

 

Patrick Tranjan disse que o Estado tem recursos, mas no momento não tem como licitar e nem como acompanhar as obras. A Secretaria de Educação vai analisar o levantamento feito pela Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, porém solicitou ao prefeito Airton Garcia, caso as obras sejam aprovadas, para que o município realize os processos licitatórios e coloque engenheiros da Prefeitura para acompanhar a execução das obras, mesmo a unidade permanecendo estadual, ou seja, com profissionais contratados e custeio feito pelo Governo do Estado.

 

“O Estado vai avaliar, mas as chances de liberar são grandes. A Secretaria tem os recursos, porém não tem como tocar as obras e fazer as licitações. O prefeito Airton assumiu esse compromisso, ou seja, licitar e acompanhar as obras pela Prefeitura”, disse Roselei Françoso, presidente da Câmara Municipal.

 

 

“Para nós não interessa se a escola é estadual ou municipal, o importante é que nossas crianças tenham garantia de vagas no ensino público. Vamos licitar e tocar as obras, competência para isso nós temos”, garantiu o prefeito Airton Garcia, lembrando que as obras também geram empregos.

 

Para Débora Costa Blanco novas escolas representam progresso para o município. “Com construção de novas unidades poderemos ampliar as escolas em tempo integral e oferecer maior conforto, melhor qualidade de atendimento pedagógico para os nossos alunos e mais oportunidades de emprego para professores e funcionários”, avaliou a diretora.

 

Outras demandas foram discutidas durante o encontro. O prefeito Airton Garcia solicitou a construção de um centro regional de formação de professores em São Carlos. Já o presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso, reivindicou ao Governo do Estado a construção de uma creche escola no distrito de Santa Eudóxia. Além da construção de novas escolas, a diretora de Ensino de São Carlos, Débora Costa Blanco, solicitou recursos para a ampliação da Escola Estadual Adail Malmegrim Gonçalves, localizada no Distrito de Água Vermelha.

 

O investimento do Governo do Estado será de aproximadamente R$ 7 milhões para a construção de cada unidade escolar.

 

(18/10/2021)