PREFEITURA INAGURA A PRAÇA DOM JOVIANO DE LIMA JÚNIOR PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos inaugurou na manhã desta terça-feira (21/06), a “Praça Dom Joviano de Lima Júnior”, localizada no bairro Boa Vista, na avenida Grécia.

Os vereadores Gustavo Pozzi, Marquinho Amaral e André Rebelo são autores da lei que denominou o local. A homenagem realizada ao 5º Bispo da Diocese de São Carlos se dá pelo seu histórico de ações pela Igreja Católica e por toda comunidade.

 

O Padre Marcelo Souza, coordenador diocesano de pastoral, falou da trajetória de Dom Joviano em São Carlos. “Dom Joviano foi eleito Bispo de São Carlos em 25 de outubro de 1995, e sagrado em 27 de dezembro de 1995, em Uberaba, pela imposição das mãos do Arcebispo Dom Geraldo Majela Angelo, Secretário da Sagrada Congregação do Culto Divino. Tomou posse em São Carlos em 21 de janeiro de 1996. Dom Joviano percorreu, por mais de uma vez, sua vasta Diocese. Visando implantar o Projeto Rumo ao Novo Milênio, instituiu a Coordenadoria do PRNM. Dividiu as 4 Regiões Pastorais, sem descaracteriza-las, surgindo 13 Setores Pastorais com a participação e o protagonismo dos leigos”, contou o coordenador diocesano de pastoral, primeiro padre ordenado por Dom Joviano da Diocese de São Carlos.

 

Dom Joviano também criou a Escola de Formação para os Diáconos Permanentes; Escola de Formação para Catequistas na cidade de São Carlos e Equipe de Formação para Coordenadores Leigos. Determinou o Estágio Pastoral antes da Ordenação Sacerdotal para os Diáconos em tempo integral nas Paróquias. Promoveu a 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral, enfocando a Pastoral do Batismo. Dom Joviano promoveu, em toda a Diocese, nos três anos que antecediam o Centenário da Diocese de São Carlos, a Revisão Ampla, onde toda a Diocese participou, Clero e leigos, com questionários e São Carlos, contou com a valorosa colaboração do Bispo Auxiliar Dom Sérgio Aparecido Colombo, num período de 06 de janeiro de 2002 até 03 de dezembro de 2003.

 

O Bispo de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, agradeceu o município e aos vereadores pela homenagem. “A morte de Dom Joviano completa 10 anos exatamente nesta terça-feira, 21 de junho, de modo a marcar sua passagem pela Diocese de São Carlos, sendo eternizado nesta singela homenagem com a denominação da praça. Deus está conosco, que este lema episcopal de Dom Joviano continue iluminando a nossa Diocese e nos sirva de inspiração para nossa ação Pastoral”, disse Dom Luiz Carlos Dias.

 

“Eu conheci Dom Joviano, uma pessoa acolhedora, atenciosa, por isso tenho muito orgulho de ser o autor da lei que denomina a praça e de poder compartilhar essa homenagem com o Clero. Durante seu episcopado na Diocese de São Carlos ele ordenou 30 Diáconos Permanentes e 27 presbíteros e criou 14 paróquias, nada mais justo ser homenageado pelo Executivo e pelo Legislativo”, ressaltou o vereador Gustavo Pozzi.

 

Já o secretário Fábio Cervini, de Agricultura e Abastecimento, que na ocasião representou o prefeito Airton Garcia, agradeceu a presença do Bispo Dom Luiz Carlos Dias e dos demais religiosos presentes na solenidade de inauguração. “É um orgulho para o município denominar essa praça de Dom Joviano. Aqui realizamos a feira do produtor todos os domingos, portanto é um lugar também de trabalho, além de ser de lazer”, finalizou Cervini.

 

O secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, garantiu que o local passou por uma revitalização. “Trocamos a iluminação e também fizemos a pavimentação. Constantemente também realizamos a limpeza do local”.

 

Dom Joviano de Lima Junior criou as seguintes paróquias: Em São Carlos, Nossa Senhora de Guadalupe, Santa Edwiges, São Benedito, São Judas Tadeu, São João Batista. Em Ibaté, Santo Antônio. Em Araraquara, Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, São João Batista. Em Matão, Divino Espírito Santo, São Sebastião. Em Jaú, São Judas Tadeu. Em Dois Córregos, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em Ibitinga, Imaculada Conceição. Em Itápolis, São Benedito e em Bariri, Santa Luzia.

 

Participaram da solenidade vários padres da Diocese de São Carlos e da região e os secretários de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, de Trabalho, Emprego e Renda, Danieli Favoretto Valenti e de Comunicação, Mateus de Aquino.

 

(22/06/2022)