SEMANA DA QUALIDADE DO AR E FLORESTAS URBANAS COMEÇA COM EXPOSIÇÃO E PALESTRAS NO MUSEU DA CIÊNCIA PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação abriu oficialmente na manhã da última segunda-feira (19/09), no Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino, a Semana da Qualidade do Ar e Florestas Urbanas, que tem como objetivo mostrar a influência das florestas urbanas na manutenção da qualidade do ar e, consequentemente, as áreas naturais para a saúde das pessoas.

 

Com apoio das secretarias de Educação, de Serviços Públicos, da UFSCar e Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP), o evento foi realizado começando com uma palestra do secretário municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi com a participação da secretária de Educação, Prof. Wanda Hoffmann, da secretária da Infância e Juventude, Ana Paula Vaz e da Dra. Silvia Martins dos Santos do CDCC/USP.

 

 “Estamos trabalhando muito na sustentabilidade do município e o ponto fundamental da sustentabilidade é o reflorestamento, desenvolvimento de áreas em mosaico de vegetação e recuperação de áreas degradadas. A presença de vegetação tem aspectos importantes, primeiro ela protege a biodiversidade, protege a recarga dos aquíferos e diminuiu a poluição do ar”, explicou José Galizia Tundisi.

 

O secretário afirmou que São Carlos tem um déficit, porém a criação dos 20 parques urbanos com mais de 300 hectares tem ajudado muito o município. A área com maior déficit é a região central, local onde é necessário arborizar. “Precisamos educar a população, estabelecer a cultura da ciência cidadã”, finaliza Tundisi.

 

A secretaria de Educação, Prof. Wanda Hoffmann, falou do trabalho que é realizado nas escolas da rede municipal de ensino. “Oferecemos capacitações para educadores por meio do Projeto ACorDar que realiza a formação profissional contemplando os principais desafios enfrentados hoje para a preservação do nosso ambiente e da vida, pautado nos objetivos de desenvolvimento sustentável. Até outubro serão 13 encontros virtuais em plataforma Google com parceiros que tratam da temática do meio ambiente e dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Também temos o “Horta na Escola”, mais um projeto de educação ambiental e cidadania, uma vez que os alunos plantam, cuidam dos canteiros, acompanham o crescimento da vegetação e colhem, aprendendo dessa forma sobre meio ambiente e alimentação saudável”, disse a secretária, lembrando que o município também utiliza produtos alinhados com a sustentabilidade em toda a rede de ensino.

 

Já Silvia Martins dos Santos do CDCC/\USP, falou sobre o Atlas Histórico e Socioambiental das Regiões Hidrográficas de São Carlos, organizado pelo CDCC/USP em parceria com o Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. “Essa publicação é o resultado do projeto “A utilização de Bacias Hidrográficas como Unidade de Pesquisa Ensino e Extensão”, apoiado pelo CNPq. O CDCC desenvolve, desde 1985, projetos e programas utilizando a bacia hidrográfica como unidade de ensino e extensão. No entanto, uma demanda recorrente, durante as fases de implementação desses programas, sempre foi a produção de um material que apresentasse conteúdos sobre a origem e a formação geológica da região, biodiversidade, recursos hídricos e a história da ocupação urbana de São Carlos tomando como referentes suas microbacias hidrográficas e este atlas vem concretizar essa demanda”, explicou Silvia Martins dos Santos.

 

A versão digital do Atlas Histórico e Socioambiental das Regiões Hidrográficas de São Carlos está disponível no endereço http://cdcc.usp.br/publicacoes/.

 

As exposições de Fotografia “Foco-Síntese” e “São Carlos por suas Bacias” estão no Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino.

 

Confira a programação completa da Semana da Qualidade do Ar e Florestas Urbanas de São Carlos:

 

Dia 21/09 – quarta-feira:

8h às 12h – Quarta com Bicho no Parque Ecológico de São Carlos – Serão 2 turmas com 25 vagas cada. As inscrições devem ser feitas na administração do Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. Para se inscrever é necessário fazer uma doação de 2 Kg de ração para cães ou gatos, podendo ser para adulto ou filhotes. As doações serão repassadas para o Banco Municipal de Rações. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.

9h – Plantio de árvores

Local: Sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação – Rua Treze de Maio, 2.272 – Centro

Realização: SMMACTI.

14h – Exibição do filme “Era uma vez uma Floresta”

Número de vagas: 50

Local: Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino

Realização: SMMACTI, SME, Mostra de Cinema Eco-Falante

14h – Plantio de árvores com a participação de alunos da rede municipal de ensino

Local: Rua Waldemar Ivo de Medeiros – Jardim Gibertoni

Realização: SMMACTI, SME, SMSP;

 

Dia 22/09 – quinta-feira:

14h – Plantio de árvores com a participação de alunos da rede municipal de ensino

Local: Rua Waldemar Ivo de Medeiros – Jardim Gibertoni

Realização: SMMACTI, SME, SMSP;

 

Dia 23/09 – sexta-feira:

9h às 12h – Capacitação sobre arborização urbana e princípios de poda

Local: Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino

Número de vagas: 40

Realização: SMMACTI, SME, SMSP;

9h – Plantio de árvores com a participação de alunos da rede municipal de ensino

Local: Fazenda Figueira Branca – Santa Eudóxia

Realização: SMMACTI, SME, SMSP;

14h - Plantio de árvores com a participação de alunos da rede municipal de ensino

Local: Rua Waldemar Ivo de Medeiros – Jardim Gibertoni

Realização: SMMACTI, SME, SMSP;

 

Dia 24/09 – sábado:

8h – Visita guiada pela trilha da natureza no cerrado da UFSCar

Número de vagas: 30

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1asrHNyhGtmjkO_6BQfBJOZc-Wg4WctXAgDQNmen6Zh0/viewform?edit_requested=true

Realização: Trilha da Natureza – UFSCar;

 

Dia 25/09 – domingo

16h – Inauguração do Circuito das Abelhas

Local: Praça da XV

Realização: SMMACTI.

 

(20/09/2022)