PREFEITURA VIABILIZA MAIS 50 AVALIAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS NESTE FIM DE SEMANA PDF Imprimir E-mail

Os mutirões de cirurgias eletivas continuam e neste final de semana mais 50 são-carlenses serão contemplados com avaliações pré-operatórias. Neste sábado (24/09), 30 pacientes que aguardam a realização de cirurgia de hérnia e 20 de colecistectomia (pedra na vesícula) passarão por consulta com médicos cirurgiões no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Taquaritinga a fim de atualizarem seus exames e, posteriormente, serem submetidos à intervenção cirúrgica. O acordo foi viabilizado graças à parceria entre a Prefeitura Municipal de São Carlos e o Governo do Estado.

 

Todas as pessoas assistidas já foram avisadas por telefone e, nesta sexta-feira (23/09), comparecem na Secretaria Municipal de Saúde para retirar o encaminhamento e receber as orientações dos servidores da pasta. A Prefeitura de São Carlos, como de costume, proporcionará transporte intermunicipal para todos os interessados, disponibilizando dois veículos para realizar o trajeto.

 

Vale lembrar que, desde o início de agosto, cerca de 300 são-carlenses já foram avaliados para cirurgia eletiva nos AMEs de Taquaritinga e Américo Brasiliense. O processo envolve a execução de cirurgias em especialidades como cirurgia geral (hérnia e pedra na vesícula), vascular, ortopedia e oftalmologia.

 

De acordo com Jôra Porfírio, secretária municipal de Saúde, a interlocução da Prefeitura com o Governo do Estado, representados, respectivamente, pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-III Araraquara), tem trazido importantes conquistas na retomada das cirurgias eletivas ao município, que, assim como todo o país, teve prejudicado seu planejamento operacional nos dois últimos anos em função da pandemia da COVID-19.

 

“Entendemos que a Santa Casa e o Hospital Universitário nos proporcionam um grande apoio com o contratualizado em cirurgias eletivas nas mais diversas especialidades, mas não podemos nos condicionar a isto e, com o incentivo do prefeito Airton Garcia, temos buscado também alternativas fora do município para operar o maior número de pessoas no menor tempo possível. Neste sentido, o DRS-III Araraquara tem se mostrado um grande aliado, auxiliando-nos a viabilizar estrutura e dar celeridade na questão das cirurgias eletivas à nossa população”, ressalta Jôra.

 

(22/09/2022)