NETTO DONATO ACOMPANHA DIPLOMATAS DOS ESTADOS UNIDOS EM VISITA AO PROJETO LABORATÓRIO DE TALENTOS PDF Imprimir E-mail

Os secretários Netto Donato, de Governo e Leandro Severo de Comunicação, acompanharam na tarde desta segunda-feira (03/10), no Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC USP São Carlos – a visita de dois representantes da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Gerry P. Kaufman, Adido para Assuntos de Educação e Cultura do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e  Wesley Oliveira, assessor de Assuntos Culturais que vieram conhecer o projeto Laboratório de Talentos, que promove carreiras na área de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para meninas. A missão diplomática foi recebida pela presidente do Instituto Angelim, Mirlene Simões, pela equipe do CDCC e da Diretoria Regional de Ensino.

 

No Laboratório de Talentos, 35 estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública participam de conversas semanais com mestrandas e doutorandas da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de empreendedoras de startups e empresas de tecnologia. Nos encontros, elas dividem suas experiências acadêmicas e profissionais, ampliando o conhecimento e a perspectiva das meninas a respeito de carreiras nas áreas STEAM.

 

Iniciado em junho de 2022, o projeto tem aulas presenciais no CDCC USP, bem como em outros espaços de conhecimento, ciência e tecnologia em São Carlos. No total serão 74 horas de atividades distribuídas entre as aulas-oficinas nas carreiras de STEAM e aulas de inglês.

 

 Na visita realizada nesta segunda-feira (03/10), os diplomatas acompanharam as atividades do projeto e se reuniram com parceiros que atuam na realização e execução do Laboratório de Talentos.

 

Yuri Marmorato Torre, representante dos Consulados dos Estados Unidos no Brasil, explicou como é desenvolvido o projeto. “O projeto foi idealizado pelo Instituto Angelim em colaboração com o American Space CICBEU Idiomas, é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e conta com apoio do Centro de Divulgação Científica e Cultura (CDCC), da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento que fornece o lanche as alunas e da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos. Entre os s objetivos da missão diplomática está o fomento de atividades que despertem interesse em mulheres para o empreendedorismo e em meninas para a ciência”, explicou o representante dos Consulados.

 

Para Netto Donato o projeto é muito importante para a cidade. “Enquanto as mulheres representam mais da metade da força de trabalho, elas ocupam atualmente menos de 25% dos empregos em áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). As carreiras STEAM são alcançáveis, independentemente do gênero, e esse projeto estimula a presença das mulheres nas ciências exatas”, disse o secretário de Governo.

 

O Instituto Angelim também desenvolve em São Carlos o Projeto Co-Labore - Geração de Emprego e Renda Para Mulheres. “Também com apoio do CICBEU e recursos da American Spaces, estamos oferecendo capacitações para 30 mulheres no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São Carlos VIII, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social. Todas vão participar a partir desta terça-feira, dia 4 de outubro, de 11 capacitações, entre elas de maquiagem básica, unhas postiças, preparo de docinhos básicos, ajustes e costurinhas, sobrancelhas e cílios, preparo de bolos clássicos e básicos, técnicas de depilação, entre outras”.

 

Mirlene Simões ressaltou, ainda, que na última semana, as jovens do projeto Laboratório de Talentos, participaram de uma oficina de competição robótica organizada pelo bibliotecário Teruo Ouchi do Sistema de Bibliotecas Municipais da Secretaria de Educação de São Carlos (SIBiSC) e a equipe Red Dragons da UFSCar. Além da oficina, todas tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da biblioteca e seus serviços, além do acervo feminista, recém adquirido, apresentado pela bibliotecária Sônia Pinheiro.

 

Para maiores informações do projeto: https://www.mulheresnaciencia.ong.br/ ou então no site ou redes sociais do Instituto Angelim https://institutoangelim.org e @institutoangelim ou do CICBEU Idiomas: www.cicbeu.com.br e @cicbeuidiomas.

 

(03/10/2022)