SÁBADO VAI TER PLANTÃO DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Rotary Pinhal, informa que no próximo sábado (08/10), vai realizar um plantão específico para vacinação contra a poliomielite na cidade. A medida foi tomada em virtude da baixa cobertura vacinal obtida durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação, encerrada no último dia 30 de setembro.

 

Devem receber a imunização contra a polio crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Em São Carlos 12.085 crianças nessa faixa etária deveriam ser vacinadas, mas até o momento somente 5.193 foram imunizadas, sendo 1.245 com 1 ano, 1.215 com 2 anos, 1.315 com 3 anos e 1.418 com 4 anos, o que equivale a 54% do público alvo.

 

As vacinas seguem sendo oferecidas na rotina das unidades de saúde, sendo aplicadas conforme idade ou atualização vacinal e não de forma indiscriminada, como no período da campanha, por isso a Prefeitura resolveu realizar mais um plantão de imunização, dando a chance e mais uma opção para que os pais coloquem em dia a vacinação dos filhos.

 

“O nosso objetivo é aumentar a cobertura vacinal e a adesão da população. Pretendemos alcançar pelo menos 80% das crianças nessa faixa etária. Vamos disponibilizar postos e equipes volantes que vão percorrer os bairros mais populosos”, explica a secretária de Saúde, Jôra Porfírio.

 

Os bairros Cidade Aracy I e II, Antenor Garcia, Zavaglia, São Carlos VIII, região da CDHU (Vila Isabel) e os assentamentos Capão das Antas e Santa Helena vão receber equipes volantes de vacinação no sábado (08/10), das 9h às 14h. “Um carro de som estará anunciando nos bairros e assentamentos em que local a equipe estará realizando a vacinação. As equipes ficarão durante 1 hora em cada local, sempre em pontos estratégicos e de fácil acesso aos moradores”, revela Lindiamara Soares, diretora em exercício do Departamento de Vigilância em Saúde.

 

A Secretaria de Saúde também vai disponibilizar postos volantes no sábado (08/10) na Praça do Mercado Municipal, no Parque do Kartódromo e no Shopping Iguatemi durante a Corrida Unimed Kids, das 9h às 14h. No domingo (09/10) a vacinação será realizada no Parque do Bicão, das 10h às 17h, durante a festa do Dia das Crianças, também realizada pela Unimed.

 

(04/10/2022)