PADRE ROBSON CARAMANO SE REÚNE COM REPRESENTANTES DA PREFEITURA PARA APRESENTAR OS SERVIÇOS DO INSTITUTO CORAGEM PDF Imprimir E-mail

 

O padre Robson Caramano da Paróquia São Nicolau, acompanhado dos vereadores André Rebello e Lucão Fernandes, se reuniu na manhã desta quarta-feira (05/10), no Paço Municipal, com o vice-prefeito Edson Ferraz e com o secretário de Planejamento e Gestão, Netto Donato. Na pauta do encontro o início dos trabalhos do Instituto Coragem.

 

O Instituto foi criado pela Paróquia São Nicolau de Flue que locou um imóvel para o acolhimento e atendimento terapêutico multidisciplinar, oferecendo suporte em saúde física, mental e emocional para pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Com a missão de transformar vidas e tocar corações através da promoção de ações sociais, terapêuticas e de acolhimento; fortalecendo, assim, o trabalho integrado do cuidar com a atenção à pessoa; o Instituto Coragem será inaugurado no próximo dia 12 de outubro.

 

“Percebemos junto à comunidade a necessidade de oferecer um serviço ligado a saúde mental no pós-pandemia. Entendemos que dessa forma estaremos contribuindo com o município que hoje está com uma demanda muito alta na rede pública. A nossa equipe é multidisciplinar e contará com psicólogos, fisioterapeutas, assistente sociais, analista comportamental, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional”, explicou o padre.

 

Robson Caramano, além de apresentar o projeto que se inicia nos próximos dias, já pediu ajuda da Prefeitura para ampliar os serviços que serão oferecidos pelo Instituto em 2023. Ano que vem queremos oferecer também atendimento aos autistas”.

 

O secretário Netto Donato agradeceu aos vereadores André Rabello e Lucão Fernandes pelo encaminhamento da demanda e garantiu que a Prefeitura vai analisar o projeto. “Vamos verificar a possibilidade de fazermos uma parceria via Secretaria de Saúde. Reconhecemos a importância de iniciativas como essa para a população e para o Executivo poder atender todas as demandas”, disse Netto Donato.

 

Já o vice-prefeito Edson Ferraz disse que vai verificar os imóveis que a Prefeitura possui e que poderiam ser cedidos para a ampliação dos serviços oferecidos pelo Instituto Coragem. “Apesar da Prefeitura já estar com concurso aberto para contratação de 61 médicos, entre eles psiquiatras, mesmo assim precisamos incentivar iniciativas sérias com essa”, avaliou Ferraz.

 

O vereador André Rebello destinou emenda parlamentar para o desenvolvimento do projeto e o vereador Lucão Fernandes, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, acompanha o desenvolvimento dos serviços que serão oferecidos.

 

Em 2022 o Instituto Coragem vai trabalhar com 3 projetos:

 

BOM SAMARITANO - Projeto que visa oferecer atendimento psicológico para pessoas de baixa renda ou sem condições financeiras;

CUIDAR FAZ BEM - Tem como objetivo oferecer atendimento fisioterapêutico para pessoas de baixa renda ou sem condições financeiras;

EFÁTA - Oferecerá capacitação em Linguagem Brasileira de Sinais para profissionais da área da saúde.

 

(05/10/2022)