CADASTRO ÚNICO DE SÃO CARLOS É DESTAQUE NO ESTADO PDF Imprimir E-mail

Levantamento registrado no site do Ministério da Cidadania aponta que São Carlos tem 20.272 famílias no Cadastro Único, com atualização de 11.419 núcleos familiares. Com esses números positivos, a cidade está entre os 5 melhores dos 31 municípios da região de Araraquara em termos de atualização do programa.

 

Investimentos importantes como a abertura de novas unidades em bairros estratégicos como o Cidade Aracy e Santa Felícia, compras de totem digital para distribuição de senhas e facilitação para o atendimento, são ações atribuídas para o sucesso no número de atualizações.

 

Além disso, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social disponibiliza uma equipe volante que percorre os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), centros de convivência e organizações sociais que atendem famílias em vulnerabilidade, lembrando a importância da atualização do Cadastro. Para sensibilizar esse público, a pasta da Cidadania também envia correspondências para alertar essas pessoas sobre a necessidade de atualização cadastral.

 

O Cadastro Único é um programa do Governo Federal para identificação e caracterização das famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.

 

Desde 2003 o Cadastro é utilizado para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, para a concessão de benefícios do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Tarifa Social de Energia Elétrica CPFL e IPTU, auxilio gás, dentre outros muitos benefícios.

 

“Descentralizamos o atendimento para atender mais e melhor as pessoas que precisam se cadastrar ou se recadastrar e também para aproximar o poder público da população, bem como reduzir a espera no atendimento. Atualmente, atendemos 138 famílias por dia na unidade do centro, 35 famílias no Cadastro da Cidade Aracy e mais 20 famílias por dia no Santa Felícia.  A nossa taxa de atendimento no CadÚnico ultrapassa 64,5%”, revela a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano.

 

“Destaco o trabalho de São Carlos e da secretária Vanessa Soriano e sua equipe. Um município de grande porte que teve um aumento expressivo e por conta disso foi destaque em nosso encontro em São Paulo. São Carlos foi um dos 153 municípios eleitos pelo Governo do Estado para receber R$ 250 mil pela implantação de ações para melhoria do atendimento das famílias que precisam atualizar os dados do CadÚnico”, explicou o diretor da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS, Paulo Albano Filho.

 

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social ressalta a importância de estar com o Cadastro Único atualizado, pois esse é um instrumento de seleção e inclusão de famílias de baixa renda em diversos programas tais como Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de taxas de concurso público, Grupos de Convivência, Carteirinha do idoso, ID Jovem, Benefício de Prestação Continuada (BPC), PETI, Bolsa do Povo, dentre outros.

 

Para saber se o seu cadastro está atualizado é possível consultar por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.dataprev.gov.br. O município disponibiliza também o atendimento via WhatsApp pelo (16) 99628-8131.

 

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social atende os beneficiários presencialmente na Seção de Gestão de Programas de Transferência de Renda e Cadastro Único, localizado na rua Conde do Pinhal, nº 1.409, no centro, na unidade instalada junto ao CRAS do Cidade Aracy, localizada e rua Orestes Mastrofrancisco, nº 430 e na unidade do Santa Felícia na rua José Quatrochi, nº 140.

 

(05/10/2022)