PROCON DE SÃO CARLOS RESOLVEU 89% DAS DEMANDAS DOS CONSUMIDORES EM 2022 PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-São Carlos) divulgou nesta terça-feira (20), um balanço das ações e atendimentos realizados neste ano de 2022. No total, foram 9.450 atendimentos presenciais e online para a população de São Carlos. Os números incluem registros de reclamações diretas contra empresas, carta de informações preliminares (CIP), retorno de CIP, abertura de processos administrativos com realização de audiências conciliatórias, orientações, atendimento do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) e o atendimento registrado pelo site www.consumidor.gov.br.

 

“De cada 100 reclamações o Procon conseguiu resolver 89, uma resolutividade de quase noventa por cento das demandas dos consumidores. O Procon traz celeridade e eficiência na resolução dos conflitos na esfera extrajudicial, atuando como apoio e meio alternativo de resolução dos conflitos”, avaliou o diretor do Procon, André Nery Di Salvo.

 

Ranking das reclamações - O levantamento aponta que o grupo Claro/Net/Embratel, liderou o ranking das dez empresas mais reclamadas junto ao órgão no acumulado de 2022, com 71,93 % dos casos resolvidos, Entre os segmentos mais reclamados por área, estão os de serviços de telefonia e serviço de internet 36%, seguido dos assuntos financeiros 30% (fraudes de empréstimos consignados e problemas com cartão de crédito) e 14% de reclamações com produtos em geral (eletrodomésticos e eletrônicos).

 

Di Salvo ressalta ainda, que “o Procon de São Carlos atendeu a população de maneira satisfatória e com eficiência porque a administração do prefeito Airton Garcia é comprometida com a responsabilidade social e a defesa do consumidor”, finalizou.

 

CLIQUE E CONFIRA TAMBÉM O RESUMO DOS ATENDIMENTOS DO PROCON NO ÚLTIMO ANO

 

(20/12/2022)