SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE DESCOMISSIONAMENTO DE BARRAGEM DA UFSCAR PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu uma reunião a respeito do plano de descomissionamento da barragem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), projeto que contribui com a melhoria das áreas verdes da universidade e na contenção das enchentes do município.

 

Recentemente, por conta desta ação, São Carlos foi um dos municípios contemplados pela empresa WRI Brasil, que abriu um edital para a capacitação “Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza” e selecionou dez projetos entre mais de 100 proposições. A inscrição do município foi realizada em conjunto com a própria UFSCar e teve como projeto o tema “Descomissionamento da barragem do Monjolinho com renaturalização utilizando soluções baseadas na natureza”.

 

Desta forma, a reunião, que contou com a participação dos secretários municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nino Mengatti, assim como das secretárias-adjuntas das pastas, Vanessa Soriano e Josiane Brambilla, respectivamente, e da reitora da UFSCar, Prof.ª Drª Ana Beatriz de Oliveira, teve como objetivo traçar as diretrizes de continuidade do projeto, tendo em vista fazer com que o município de fato seja reconhecido e tenha sua demanda atendida. Por meio de ofício, inclusive, o prefeito Airton Garcia endossou seu apoio ainda no ano passado.

 

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, o momento é de expectativa para que o município possa dar andamento à resolução de uma antiga demanda. “Este projeto surgiu em uma emergência, pois, após uma enchente, a barragem da UFSCar estava com problemas estruturais e precisava de modificações. Inicialmente, pensou-se em como resolver este problema e, além de fazer uma modificação no sistema, considerou-se que seria interessante recompor toda aquela região, abrindo a barragem definitivamente e deixando fluir a água. Hoje, após uma avaliação preliminar, nós estamos entre os dez municípios que o WRI aprovou para participar de um projeto que é a capacitação de agentes para produzir o projeto, em uma participação efetiva do município e da UFSCar”, ressalta Tundisi.

 

Segundo ele, caso o projeto seja efetuado, haverá um impacto positivo não somente para a questão ambiental são-carlense. “Esse projeto é importante porque, não suficiente o programa de recuperação de uma grande área e que vai resolver a questão da drenagem do Rio Monjolinho, representa uma solução interdisciplinar, uma oportunidade de lazer e de educação e uma oportunidade de ter ensino de ciências ambientais de tal forma que vai ser um projeto didático e de turismo e recreação para a cidade”, finaliza o secretário.

 

(02/06/2023)