PROJETO UNIDADE DE PRODUÇÃO DE ABSORVENTES ÍNTIMOS FEMININOS VENCE DISPUTA DE CASES DO AVANCE CHRONOS 2024
PROJETO UNIDADE DE PRODUÇÃO DE ABSORVENTES ÍNTIMOS FEMININOS VENCE DISPUTA DE CASES DO AVANCE CHRONOS 2024 PDF Imprimir E-mail

 

Com o objetivo de inovar, inspirar novas lideranças, gerar mudanças, promover o desenvolvimento dos jovens empreendedores e a troca de conhecimento, a Produção Jr, Empresa Junior (EJ), do Departamento de Engenharia da UFSCar, venceu a batalha de cases do “Avance Chronos 2024: o tempo é agora”, realizado nos dias 9 e 10 de novembro, no Hotel Nacional Inn em São Carlos, pelo Núcleo de Empresas Juniores de São Carlos (NuSC).  
 
Os estudantes da Produção Jr apresentaram o projeto de consultoria que foi realizado para o Instituto Angelim, cujo objetivo era desenvolver um estudo para as etapas de execução do Projeto Unidade de Produção de Absorventes Íntimos Femininos - Para uma Vida Sem Barreiras, que busca produzir absorventes mais acessíveis que gerem renda e emprego para mulheres em vulnerabilidade.
Foi através desta consultoria de execução que o Instituto Angelim pôde identificar valores e condições de implantar a máquina, entender os desafios para o momento da produção e posterior venda do produto.
 
Além do projeto foram divulgadas outras iniciativas que fizeram com que o grupo de extensão de Engenharia de Produção incentivasse a diversidade e impactasse o ecossistema, além de promover a vivência empresarial, o protagonismo e a pluralidade.
 
Ao final da apresentação os congressistas e uma banca avaliadora votaram nas apresentações e a Produção Jr foi a campeã da categoria com base no case apresentado.
 
“Fundada em 2000 por um grupo de alunos do curso de Engenharia de Produção da UFSCar, a Produção Junior já desenvolveu nestes 24 anos centenas de projetos de consultorias. Estamos felizes por vencer a batalha de cases da consultoria feita ao Instituto Angelim que poderá a partir dos estudos desenvolver as etapas de execução da Unidade de Produção de Absorventes Íntimos Femininos, com produtos mais acessíveis e geração de renda e emprego para mulheres em vulnerabilidade”, disse Maria Fernanda Furtado, representante da EJ, Produção Junior.
 
Vanja Porto, presidente do Instituto Angelim, parabenizou a Produção Junior pela conquista e destacou que “a consultoria de execução  foi fundamental para a identificação de valores, condições de implantar a máquina de produção dos absorventes íntimos femininos, entender os desafios de produção e posterior venda do produto”, salientou.
 
Mirlene Simões, coordenadora de estudos e projetos do Instituto Angelim, explicou que o projeto teve uma primeira atividade no primeiro semestre deste ano em um termo de colaboração e fomento com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e foi uma boa experiência que reuniu várias mulheres para fazer uma sensibilização do que é  essa unidade de produção de absorventes femininos, empreendedorismo na área de saúde feminina para montar essa unidade e discutir aspectos relacionados à saúde feminina.
 
“O ato de continuar esse projeto exigia orçamento,  definir os papéis na unidade de produção e ai foi quando surgiu a empresa júnior que se prontificou a fazer esses estudos com a gente, trabalharam no projeto desde maio deste ano e fizeram, além do levantamento de custos, a elaboração de todo o prospecto relacionado a montagem da unidade de produção e agora vamos apresentar os próximos passos a esse projeto e agradeço três jovens estudantes de Engenharia de Produção da UFSCar (Produção Jr) por nos ajudarem no desenvolvimento deste projeto inovador”, destacou Mirlene Simões. 
 
Vale lembrar que case é a história de um acontecimento empresarial, que pode ser a criação de uma empresa, produto ou serviço, ou outros acontecimentos relacionados ao ambiente corporativo, e servir como aprendizagem para outros profissionais.
 
AVANCE CHRONOS 2024 - Foi um evento regional do universo empresarial, que realizou networking e contou com a presença de mais de 45 Empresas Juniores, somando 550 congressistas e a presença de gigantes como Raízen, P&G e Nestlé, vivenciando uma verdadeira imersão em temas essenciais para o mercado atual e continuar inovando e liderando com propósito rumo ao futuro. 
O NuSC representa mais de 14 Instituições de Ensino Superior (IES) e 68 Empresas Juniores da macro região de São Carlos e realiza ações de aceleração e acompanhamento das empresas juniores.
 
(27/11/2024)