» PREFEITURA INCENTIVA POPULAÇÃO NA ADOÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS PDF Imprimir E-mail
Sex, 08 de Fevereiro de 2008 13:49



A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Proteção Animal ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, incentiva a população sãocarlense a adotar animais de estimação que estão sendo tratados e cuidados na Seção de Acompanhamento e Proteção Animal da Prefeitura de São Carlos (Canil e Gatil Municipal), situado na estrada da Água Fria. Hoje o Canil disponibiliza 214 cães e 180 gatos. Com o auxílio da Arca de São Francisco e da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), os animais abandonados são recolhidos e recebem toda assistência veterinária necessária para uma vida saudável.

“A superpopulação de cães e gatos nas ruas é uma questão vivida por centros urbanos de todo o país, e o triste destino da maioria desses animais é a chamada carrocinha, veículo que é sinônimo de violência e extermínio de animais. Mudar esse quadro foi um dos grandes desafios da Prefeitura de São Carlos, que não utiliza mais essa prática, já que optou pelo controle populacional baseado na esterilização cirúrgica e definitiva desses animais, responsabilização de seus proprietários, recolhimento seletivo, investimentos na educação, conscientização da população e encaminhamento para adoção”, explica o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Sérgio Dutra.

Para adotar um cão ou gato, o munícipe precisa ter a idade mínima de 18 anos, apresentar um comprovante de residência (água, luz, telefone ou IPTU), o RG ou CIC, e assinar um termo de responsabilidade. Neste documento ele se compromete a cuidar do animal e não deixá-lo solto nas ruas, entre outras condições. Após este trâmite, o bicho adotado tem um período de 15 dias para se adaptar ao novo dono, sendo permitida a troca em caso de não empatia entre as partes. O canil também assessora o cidadão que deseja doar o seu animal. Quando o interessado não se decide por nenhum animal que se encontra no canil, é possível procurar entre os que estão na lista de doação.

Além da manutenção dos animais, o Canil possui a missão de conscientizar os proprietários da importância dos cuidados básicos de higiene e saúde dos animais que estão adotando, os deveres e obrigações de como tratar o cão ou gato, assim como os benefícios da esterilização e o fim do abandono. Também é oferecido um atendimento clínico ambulatorial gratuito, de segunda a sexta, no período das 13h às 17h. Vale lembrar que o dono deve levar seu animal até o canil para a consulta, pois não existe o serviço de internação. Para maiores informações, o interessado pode ligar para o telefone 3374-3239.

(08/02/08)