» DIA MUNDIAL DA ÁGUA: PREFEITURA E SAAE REALIZAM EVENTO NO SÁBADO PDF Imprimir E-mail
Qui, 20 de Março de 2008 14:37


Nosso planeta tem cerca de dois terços de água, mas apenas 0,007% serve para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas existentes hoje na Terra. Além disso, o despejo de lixo e esgoto sanitário e industrial nos rios é muito grande e pouca água consegue se salvar da poluição. Isso exige cada vez mais a construção de Estações de Tratamento de Água e Esgoto e uma conscientização maior da população para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.

Segundo estatísticas, um sexto da população mundial (mais de 1 bilhão de pessoas) não tem acesso a serviços de saneamento básico e cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2025, se nada for feito para reverter o cenário atual, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer de escassez (moderada ou grave) de água.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e as secretarias municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia realizarão, neste sábado, dia 22, um evento em comemoração ao “Dia Mundial da Água”, instituído pela ONU, em 1992, com o objetivo de chamar a atenção para o problema da preservação do mais importante bem natural da humanidade. O evento terá diversas atividades.

Para começar, o prefeito Newton Lima fará a entrega dos prêmios do concurso anual “Água é vida: preserve!”, instituído em 2005. O concurso premia as três escolas do município que mais economizaram água durante o ano passado – a aferição é feita pelo SAAE. O SAAE também apresentará sua maquete, interativa, para mostrar como funciona uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de baners e folders com o ciclo da água (da captação, passando pelo tratamento, até sua distribuição), seu uso racional, o problema do desperdício, de sua contaminação etc. Para divertir a garotada, a autarquia também vai levar seu túnel rio sujo/rio limpo, onde elas poderão entrar e sentir exatamente como é estar em um rio sujo e em um limpo.

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC)/USP, também participante do evento, apresentará maquetes das microbacias hidrográficas do município de São Carlos. A secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia vai apresentar baners sobre a Agenda 21 Local. Já a secretaria municipal de Educação e Cultura vai aproveitar e divulgar seu projeto “Barganha Book”, promovido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), que se trata de uma feira na qual são disponibilizados exemplares de livros, revistas e gibis para serem trocados. Basta levar um exemplar e trocá-lo por outro. Nesta edição itinerante, cerca de 400 livros serão oferecidos à população.

Além disso, a população vai conhecer a “Lei de Proteção dos Mananciais e Plantio nas Marginais”, vai se informar com a equipe da Vigilância Epidemiológica sobre a dengue, e vai tomar conhecimento dos projetos “Plantando o Futuro”, da secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e “Recuperação da área das nascentes do Jardim São Rafael”, desenvolvido pela Secretaria de Transporte e Trânsito. A dupla sertaneja “Diego e Danilo” encerrará o evento com um grande show musical.

O SAAE ainda distribuirá água, orientará a população sobre seu Projeto de Educação Ambiental e contará com uma presença muito especial – a de seu mascote, o Pinguinho! Para Cláudio Macedo, assessor de Educação Ambiental do SAAE, eventos como esse são muito importantes. “A conscientização deve começar desde cedo, pelas crianças. E esses eventos em que podemos juntar em um local público pais, filhos, famílias, de uma maneira divertida, lúdica, são muito mais eficazes do que qualquer propaganda”, esclarece Cláudio.

Na semana de comemoração do “Dia Mundial da Água”, as atividades do SAAE, na verdade, começaram desde segunda, dia 17, com visitas monitoradas de estudantes de escolas municipais e particulares na captação de água do Espraiado e na Estação de Tratamento de Água (ETA). A Prefeitura cedeu os ônibus para levar os estudantes da EMEB Antonio Stella Moruzzi, Objetivo Júnior e EMEB Maria Ermantina Tarpani aos locais. Eles aprenderam como funciona o sistema de captação e tratamento de água e a importância do uso correto e racional da água.

“Esse programa de visitas pode ser realizado durante o ano todo e, em breve, será ampliado, com o agendamento de visitas monitoradas também à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Monjolinho), prevista para ser inaugurada até o fim do primeiro semestre deste ano”, explica Eduardo Cotrim, presidente do SAAE. Para agendar visitas, acesse www.saaesaocarlos.com.br e clique em Educação Ambiental.

Declaração Universal dos Direitos da Água:
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Art. 3º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Esse equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Essa questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

(20/03/08)