» ALUNOS DO SESI APRESENTAM MAQUETE DA ETE MONJOLINHO PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Junho de 2008 13:58


O Sesi de São Carlos realizou nos últimos dias 4 e 5 a 1ª Mostra do Meio Ambiente do Centro Educacional 106, localizado na Vila Prado. Cada classe escolheu um tema importante relativo ao meio ambiente para desenvolver e mostrar ao público visitante. Todo o evento foi apresentado pelos próprios alunos. Um dos maiores destaques da mostra foi a maquete da Estação de Tratamento de Esgoto de São Carlos, também conhecida como ETE Monjolinho, que mostra de forma interativa o caminho que o esgoto fará dentro da estação para ser tratado e a saída de água limpa no córrego do Monjolinho.

O tema “Água” foi desenvolvido pelos alunos do 1º ano B, ciclo IV. A profa. Silvia Miron foi a orientadora da turma contando também com o trabalho da professora de Ciências Luzia Aparecida dos Santos Souza. Conhecedora do trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a professora solicitou à autarquia uma parceria para desenvolver parte do tema.

O SAAE realizou uma palestra aos alunos-monitores sobre tratamento de esgoto, meio ambiente, uso racional de água, mananciais e mata ciliar e ajudou no treinamento desses alunos. Além da maquete da ETE, o SAAE levou seu Túnel Rio-Sujo/Rio-Limpo, feito inteiramente de material reciclado, que representa na sua primeira parte (entrada) um rio poluído e na segunda parte um rio limpo (saída). Também forneceu água aos presentes e montou o simpático “Pingão”, boneco inflável símbolo da autarquia.

“É gratificante ver o resultado do trabalho do nosso programa de educação ambiental com estudantes de 13 anos, que já têm a consciência necessária para melhorar o futuro de nossa casa, a terra. Estamos ajudando a criar os cidadãos responsáveis de amanhã. Queria agradacer a todos os alunos que participam do projeto, que, como nos disse a profa. Silvia, continua. Ele mostra o quanto o SAAE faz e fará para cuidar do meio ambiente”, declarou Eduardo Cotrim, presidente da autarquia.

Equipe de alunos-monitores:
- Felipe Henrique da Silva Sant’Ana (multiplicador)
- Letícia Guzzo (multiplicadora)
- Ellen de Mello Brané
- Yuri Kigutti Brunheira
- Camila Pereira Canali
- Karen Letícia Matos Souza
- Nickolas Neves Borges da Silva

(06/06/08)