SISTEMA ON-LINE FAZ CÁLCULOS DE CONSUMO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS PDF Imprimir E-mail
O Departamento de Engenharia Civil (Deciv) e o Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criaram um sistema on-line que ajuda o profissional de Engenharia Civil a estimar os valores de consumo médio de materiais em uma obra. O usuário pode ainda comparar os valores obtidos em um novo projeto com os bancos de dados do Sistema On-Line de Indicadores de Projeto em Edifícios em Alvenaria Estrutural.

Guilherme Aris Parsekian, Coordenador do Curso de Engenharia Civil, explica que o projeto atende edifícios a partir de dois andares e tem como base de dados 140 projetos de edifícios. Os pesquisadores levantaram os gastos médios nessas construções, que serviram como base para o banco de dados do sistema. “Um construtor ou empreendedor que queira fazer um levantamento tem um bom indicador”, afirma Parsekian.

O sistema também facilita o trabalho do engenheiro civil que deseja confirmar seus cálculos para o consumo de materiais. “Ele pode aferir os próprios projetos”, ressalta o professor. O sistema é de fácil entendimento tem duas opções de dados: uma mais simples e outra mais complexa. 

Segundo Teresa Cristina Martins Dias, chefe do Departamento de Estatística, técnicas estatísticas podem ser utilizadas para a melhoria e otimização dos procedimentos da área de construção civil, tais como a estimação de quantidade de concreto, aço e outras variáveis necessárias em uma construção, minimizando o custo da obra.

Os interessados podem acessar o sistema por meio do endereço www.deciv.ufscar.br/consalv.

(18/08/2010)