Exportar para crescer PDF Imprimir E-mail


“Exportação deve estar na pauta do desenvolvimento dos municípios”, afirma Barba em seminário

O prefeito Oswaldo Barba participou, na manhã desta quinta-feira (23), no Hotel Quality Anacã, da abertura do Seminário “Exportar para Crescer”, evento realizado na parceria entre Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

Durante o encontro o prefeito de São Carlos destacou que “a exportação deve estar na pauta de desenvolvimento dos municípios”. “Temos que criar mecanismos de estímulo às exportações, que movimentam substancialmente a economia de São Carlos, portanto se torna fundamental despertar o interesse em outras empresas da cidade, que têm potencial para se inserir nesse segmento”, disse Barba.

O prefeito comentou que a Administração tem concentrado forças para a instalação de uma estação aduaneira (porto seco). “Não podemos prometer a estação, mas não medimos esforços para conquistarmos investimentos do governo federal nesse sentido. Também realizamos gestões junto ao governo do Estado para a ampliação da pista do Aeroporto Mário Pereira Lopes que, sem dúvida, pode ajudar as empresas de São Carlos que trabalham com exportações”, comentou.

O consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Eduardo Tadeu Rantin, afirmou que o seminário é um passo importante para manter as condições de competitividade do município. “A intenção é formar novos agentes exportadores para tornamos a região um polo de desenvolvimento importante para o Estado”, explicou.

O diretor do Ciesp (Centro das Indústrias no Estado de São Paulo), Ubiraci Corrêa, acentuou que o seminário traz novas oportunidades à indústria. “Todo o apoio à indústria, que possa gerar emprego e renda, é bem-vindo”, observou.

O presidente da Acisc, José Eduardo Casemiro, assinalou que o seminário “tem o viés da inovação tecnológica, considerando o potencial diferenciado das empresas instaladas na cidade”.

Já o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli, também enfatizou o caráter tecnológico do município e o papel da Prefeitura no apoio a este setor. “À Prefeitura cabe incentivar e desenvolver incentivos que auxiliem essas empresas no município”, disse.

O seminário contou com debates sobre a inovação tecnológica como instrumento de ganhos de competitividade, mecanismo de financiamento de importações e exportações, entre outros temas.

(23/09/2010)