Canil Municipal PDF Imprimir E-mail
2-canil-visitacao-siteCanil Municipal recebe mais de 130 pessoas no dia de visitação

Aberto para visitação no último sábado (28), o Canil Municipal registrou a presença de mais de 130 pessoas. O Prefeito Oswaldo Barba prestigiou o evento, bem como, o secretário de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, o secretário de Planejamento e Gestão, Rosoé Donato e a vereadora Laíde das Graças Simões. 

Durante todo o dia de visitas, das 9 às 16h, foram registradas 24 adoções (14 cães e 10 gatos), número que deve ser comemorado, já que a média de adoações/mês é de 50 animais. Segundo o prefeito Oswaldo Barba, São Carlos é referência no cuidado com animais. “A iniciativa de abrir o canil e o gatil para visita é muito importante para que a população conheça o trabalho que é desenvolvido no local”, ressalta.

O diretor Jilverson Moraes, do Departamento de Defesa e Controle Animal, pertencente à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, junto a uma equipe de profissionais do próprio canil, acompanhou os visitantes durante todo o dia. “Acompanhamos as pessoas que vieram visitar e conhecer o espaço do canil e do gatil para que elas pudessem tirar dúvidas e conhecer o nosso trabalho. Foi um dia muito produtivo”, acrescentou Moraes. Segundo ele, a expectativa é organizar um dia de visita por mês, geralmente no último sábado de cada mês.

Em 2010 foram registradas 520 adoções de animais, sendo 383 cães e 137 gatos. Em 2009, o Departamento conseguiu um novo lar para 223 animais.

Adoção responsável
Segundo Moares, a doação de animais segue critérios implantados pelo Departamento de Defesa e Controle Animal. O interessado em adotar deve responder a diversas perguntas e, se necessário, um fiscal visita a residência para apurar as condições de vida da futura “família” do animal, e ainda assina um termo de responsabilidade. Caso não atenda aos critérios, a adoção pode ser negada. São exigências que visam evitar problemas futuros como o abandono do cão ou gato em vias públicas.

O Departamento também é responsável pela coordenação das unidades públicas que envolvem animais, como o Posto Zootécnico e o Parque Ecológico Municipal.

Mais informações sobre a adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone (16) 3374-3239.


(30/05/2011)

Compartilhe essa informação