Primeiríssima Infância PDF Imprimir E-mail

“Programa Primeiríssima Infância: Responsabilidade de Todos”

"Há três coisas que nunca voltam atrás: a palavra proferida, a flecha desferida e a oportunidade perdida".

Provérbio Chinês                               

Este provèrbio remete à ideia de que investir em ações que promovam o cuidado integral e integrado na infância, considerando a potencialidade dessa fase do ciclo vital, que vai desde a concepção até os 3 anos (Primeiríssima Infância), contribui significativamente para que nossas crianças se tornem adultos mais seguros e saudáveis. Uma criança que foi cuidada com afeto, recebendo os estímulos adequados ao desenvolvimento cerebral, possivelmente se tornará um adulto mais realizado e feliz em todas as dimensões de sua existência: sociais, emocionais e físicas, com competências para enfrentar as oportunidades e desafios ao longo da vida. Em nenhum outro momento da vida, acontecerá de forma tão intensa a proliferação de neurônios e as conexões entre eles (sinapses), formando a base da arquitetura cerebral e o que dela decorre. Em resumo, as aquisições e vivências neste período, pode definir toda uma vida.    

 

Dada esta importância, a sociedade não pode se omitir; trata-se do presente e futuro de uma criança, na dimensão individual e é determinante para o futuro de uma cidade, na dimensão coletiva. A família, enquanto instituição, deve estar legalmente comprometida com a primeiríssima infância, se configurando enquanto um suporte social positivo e propiciando um ambiente favorável a este desenvolvimento. Com frequência, a família necessita de apoio para bem cumprir esta missão. Para isso, é necessária a realização de um conjunto de ações articuladas, com a constituição de uma rede de proteção e apoio às famílias, independente de sua inserção social.

 

É este o objetivo do Programa “Primeiríssima Infância: responsabilidade de todos”, uma parceria entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a Prefeitura Municipal de São Carlos e a instiruição Obras Sociais da Associação Espírita Francisco Thiesen. Iniciado em maio de 2010, o Programa já capacitou mais de 300profissionais, que puderam repassar os conhecimentos adquiridos com as equipes de seus locais de trabalho, por meio de reedições, tornando-se agentes multiplicadores de conhecimento. No total, cerca de 1.400 profissionais puderam vivenciar as reedições. Foram realizadas diversas capacitações, começando pelo Programa de Formação de Educadores e Cuidadores de Creches, Programa do Desenvolvimento Integral da Criança de 0 a 3 anos, Implantação de Grupos de Famílias Grávidas e Gestantes Adolescentes, Família de Crianças de 0 a 3 anos, Implantação de Espaços Lúdicos, Clínica Ampliada no Pré-natal, Clínica Ampliada no Puerpério, Parto humanizado, Grupos de Reflexão e Vivência, dentre outras.

 

Investir no aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais que lidam diretamente com ações de Desenvolvimento Infantil (Unidades de Educação Infantil, Unidades de Saúde, maternidade, dentre outros), favorece a mudança de olhar para a infância e o reconhecimento da importância dos cuidados nesta fase, tornando as práticas de atuação mais integrais e mais humanizadas. Do mesmo modo, o Programa considera o princípio da intersetorialidade, que conta com a participação de membros das Secretariais de Saúde, Educação e Infância e Juventude, bem como de equipamentos de serviços não vinculados à Prefeitura Municipal, reconhecendo a rede como uma potente estratégia para fortalecer as ações em Desenvolvimento Infantil.

 

O desafio que se estabelece é de tornar este Programa em compromisso da cidade de São Carlos com o seu próprio futuro; a cidade do futuro está se iniciando agora; os cientistas, professores, médicos, atletas, artistas dos anos 2023, 2024, estão nascendo agora! A cidade que é “Capital da Tecnologia” não pode se omitir no compromisso com esta geração; é preciso investir na tecnologia do cuidado, produzindo e priorizando, no conjunto de suas ações, as que beneficiam diretamente o nosso maior patrimônio: nossas crianças.                     

 

Natanael Alves da Silva

Cirurgião Dentista / Secretário Executivo – Programa Primeiríssima Infância: responsabilidade de todos   

Priscila Mugnai Vieira

Psicóloga / Apoio e Articulação - Programa Primeiríssima Infância: responsabilidade de todos