HORTO FLORESTAL "NAVARRO DE ANDRADE" PDF Imprimir E-mail

O Horto Florestal Municipal “Navarro de Andrade” foi fundado em 1953. A partir desta data, sua função principal é prover espécimes ornamentais e de arborização urbana para as equipes de paisagismo, jardinagem e arborização da Prefeitura, que as utilizam no plantio em praças, jardins e áreas verdes públicas.

São atribuições do Horto produzir mudas para arborização e jardins das áreas públicas; produzir mudas de espécies nativas para fins de preservação, paisagismo e reflorestamento de áreas de preservação permanente e reservas legais; identificação das formações vegetais e seus estágios sucessionais, e a elaboração das estratégias de regeneração destas formações; produzir adubo orgânico por meio de fermentação aeróbica (compostagem) a partir das sobras das manutenções de áreas verdes (competência da Horta Municipal); manter área de visitação pública para atividades lúdicas e de educação ambiental.

O horário de funcionamento do Horto é de segunda a sexta, das 7h às 17h. A doação de mudas é feita das 7h30 às 10h30, também de segunda a sexta. O Horto localiza-se na Rodovia Guilherme Scatena, s/nº, em frente ao Parque Ecológico. Para aproveitar a Trilha Ecológica e tudo que o Horto Municipal oferece, basta agendar uma visita pelo telefone 3361-8081.

Inaugurada em 23 de abril de 2004, a trilha oferece um percurso de 350 metros em um local onde há mais de 30 anos existiam canteiros de mudas. Hoje, no mesmo lugar, encontramos árvores grandiosas como jequitibá branco, ipê roxo, araucárias, cabreúvas, entre outras. A trilha também leva a um pomar com pés de caqui, jabuticaba, siriguela, tangerina, e a um córrego que embeleza e refresca o ambiente.

Na trilha ecológica, os visitantes também podem acompanhar de perto o trabalho da equipe de produção de mudas no Horto, que nos últimos três anos já manteve e distribuiu 150 mil mudas de árvores usadas no reflorestamento de matas ciliares e arborização de áreas urbanas.

Nesta unidade são recebidos basicamente dois tipos de visitação: as monitoradas para atividades de educação ambiental, com a presença de cerca de 400 alunos da rede de ensino por mês e também pessoas que vem em busca de mudas para arborização urbana e reflorestamento, registrando uma média mensal de 190 pessoas.

O Horto possui uma equipe técnica para orientar a população sobre as espécies adequadas para o plantio em calçadas, jardins e praças, evitando plantios inadequados que poderão acarretar danos nas casas ou calçadas.

Produção e Plantio de Mudas
Para promover a produção e o plantio de mudas nativas para recomposição de mata ciliar na cidade, houve a necessidade de aumentar a capacidade produtiva do Horto e estabelecer parcerias.

Diante desse quadro, foi firmado um convênio entre a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal) e a Prefeitura de São Carlos, assinado em março de 2002 com o objetivo de produzir, distribuir e implantar mudas de espécies florestais nativas em projetos de recomposição de matas ciliares no município. Esse convênio permitiu uma reestruturação na produção de mudas e um aumento da capacidade produtiva do Horto.

Hoje, a produção é de 50 mil mudas em sacos plásticos, destinadas à arborização urbana e 60 mil mudas em tubetes usadas exclusivamente para atender projetos de recuperação da vegetação nativa do município. Já foram plantadas cerca de 120 mil mudas para este propósito. O Horto atualmente tem uma diversidade de aproximadamente 110 espécies em produção. Foi através do convênio que foi disponibilizado ao Horto material usado para a produção em tubetes e sacos plásticos.

Além disso, é responsabilidade da Fundação Florestal apoiar os encaminhamentos do município junto ao Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais (DEPRN), auxiliar a sensibilização e cadastramento de interessados pela Prefeitura, executar visitas de avaliação e apoio técnico aos projetos de recomposição florestal, entre outras demandas.