2° FESTIVAL O PRATO DA CASA PDF Imprimir E-mail

Festival “O Prato da Casa” – 2ª Edição

 

O Festival “O Prato da Casa” é uma iniciativa da Prefeitura por meio do Departamento de Fomento ao Turismo em parceria com FESC, Sesc, Senac, SINCOMÉRCIO, EPTV, ACISC, Fundação Pró-Memória, Nosso Lar e Fundo Social de Solidariedade – Amai-vos.

O objetivo do festival é selecionar receitas que valorizam a culinária são-carlense, e desta forma contribuir para a valorização da história de vida dos autores dos pratos tendo como resultado final a publicação do livro “O Prato da Casa” de São Carlos.

Para isso, a comissão técnica do evento estabelece um amplo processo público de seleção de preparações culinárias, realizadas por pessoas que trazem as receitas como tradição na sua culinária cotidiana e familiar.

A 2ª edição do Festival “O Prato da Casa” acontece de junho a novembro de 2015, em seis etapas, onde 6 pratos finalistas participarão de um evento público de degustação na instituição Nosso Lar.

Se você faz alguma preparação culinária que tenha valor pessoal ou familiar, inscreva-se no Festival “O Prato da Casa”.

 

Regulamento:

O concurso será realizado em seis etapas:

Primeira etapa:serão selecionados entre todas as receitas enviadas 20 pratos, a critério da comissão técnica multidisciplinar formada por: 1 representante do Departamento de Turismo, 1 representante da ACISC, 2 Jornalistas, 1 Nutricionista do Senac, 1 Nutricionista do Sesc, 1 representante do Sincomércio, 1 representante da Vigilância Sanitária, 1 representante da Secretaria de Agricultura, 1 representante da FESC, 1 representante da Fundação Pró-Memória, 1 Chef Padrinho, 1 representante do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”.  

Segunda etapa:os autores dos 20 pratos selecionados se apresentarão em data estipulada no Senac São Carlos, onde deverão levar os ingredientes para preparação dos pratos que serão degustados e avaliados pelo júri técnico que fará o julgamento observando a apresentação, sabor, a história, aparência, aroma, textura, criatividade e a originalidade dos pratos apresentados. Nesta etapa, mediante as notas do júri técnico serão anunciados os 6 pratos finalistas. Esta etapa será dividida em dois dias com o preparo de 10 receitas por dia, a seleção das receitas será definida pela Comissão Técnica Multidisciplinar conforme tipo de preparo e complexidade. Os finalistas participarão gratuitamente de um curso sobre Higiene e Manipulação de Alimentos.

Terceira etapa: os 20 selecionados deverão participar de um workshop, realizado – nas dependências do Sesc – em duas sessões noturnas no decorrer do mês de setembro, tematizando as relações entre gastronomia e cultura, além da produção de escrita dos textos referentes aos pratos selecionados.

Quarta etapa: os autores dos 20 pratos selecionados serão recepcionados pelo Chef padrinho em um evento no Sesc, onde se encontrarão com os finalistas da 1ª edição do Festival. Neste dia, a temática abordada terá como foco as vinculações entre memória afetiva e os alimentos. Além de uma preparação culinária executada pelo Chef padrinho.

Tal evento será limitado a 100 pessoas.

Quinta etapa: os autores dos 6 pratos finalistas estarão aptos a participar dos eventos que acontecerão na instituição Nosso Lar, onde a cada dia serão apresentadas 3 receitas selecionadas. O público poderá degustá-las além de interagir com os autores que farão a apresentação dos pratos, os quais contarão suas histórias. O evento no Nosso Lar comportará 100 pessoas por dia.

Obs: nesta etapa, o preparo das receitas para degustação do público não terá custo para o participante finalista.

Sexta etapa:consistirá na criação de um livro de gastronomia “O Prato da Casa – 2ª Edição” que será publicado com as receitas e imagens dos pratos, além das fotos e história de vida de seus autores.

O lançamento do livro “O Prato da Casa – 2ª Edição” fará parte dos eventos de comemoração do aniversário de São Carlos, onde os autores das receitas serão os convidados de honra.

Poderão se inscrever pessoas físicas residentes no município de São Carlos e distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

Todo o processo de inscrição e divulgação dos resultados será realizado por meio do portal: www.saocarlos.sp.gov.br.

Calendário:

·         Inscrições: de 25/06 a 25/07/2015, no portal www.saocarlos.sp.gov.br

·         Informações:

 

Local: Centro Integrado de Turismo e Fundação Pró-Memória

Estação Cultura – Praça Antonio Prado s/n (antiga Estação Ferroviária)

Telefones: 16 3415-0975 ou 16 3373-2700

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·         Divulgação das 20 receitas selecionadas: a partir de 7/08/2015

·         Etapa de degustação pelo júri técnico: 2/9 e 9/9

Local: Senac São Carlos

Rua Episcopal, 700 – Centro – São Carlos – SP

Telefone: (16) 2107-1055

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·         Recepção dos finalistas: 29/9, às 19h, mediante retirada antecipada de ingresso para o evento.

Local: Sesc

Av. Comendador Alfredo Maffei, 700, Jardim Gilbertoni

Telefone: (16) 3373-2300

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Obs: Os ingressos deverão ser retirados no Sesc no dia do evento a partir das 14h. Disponibilidade: 100 ingressos.

 

·         Degustação dos pratos dos finalistas: acontecerá nos dias 30/9 e 1/10, às 19h, mediante retirada antecipada de ingresso nos dias 29/09 e 30/09, entre 9h e 17h.

Local: Nosso Lar

Rua Helvideo Gouveia, 186 – Boa Vista – São Carlos – SP

Telefone: (16) 3377-9800

Obs: Os ingressos deverão ser trocados por 1 kg de alimento não perecível na Estação Cultura - Praça Antonio Prado s/n (antiga Estação Ferroviária). Disponibilidade por dia: 100 ingressos.

 

 

·         Lançamento do livro “O Prato da Casa”:novembro/2015

 

Regras e informações para participação:

 

1.  Qualquer pessoa do município de São Carlos e distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia poderá participar com apenas uma receita.

2.  Não poderão participar pessoas com vinculo de cônjuge, companheiro (a), parente em linha reta ou colateral, inclusive por afinidade, até o terceiro grau com integrantes da comissão técnica e júri técnico.

3.Os pratos devem respeitar os seguintes pré-requisitos:

·       Que apresentem valor pessoal ou familiar;

·       Que sejam sabidamente saborosos.

·       Recomenda-se que tenham sido criados e sejam feitos a partir da utilização de produtos agropecuários preferencialmente produzidos na região;

·         Para se inscrever, o participante deverá preencher o Formulário de Participação por completo, onde descreverá o seu prato e apresentará as seguintes informações: Nome, endereço de residência, e-mail, telefone, data de nascimento; nome do prato; receita e modo de preparo; foto da preparação culinária; equipamentos necessários para sua produção; como aprendeu a fazer ou criou este prato e por que ele é importante para a história da sua família e/ou comunidade.

 4.  Um júri composto por membros do Departamento de Turismo, ACISC, Senac, Sesc, SINCOMÉRCIO, Vigilância Sanitária, Secretaria de Agricultura, FESC, Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Fundação Pró-Memória, Chef Padrinho e Jornalistas, avaliará as receitas e formulários enviados e escolherá 6 finalistas. Estes participarão da etapa do Festival em um evento no Sesc São Carlos onde serão recepcionados pelo Chef Padrinho e na instituição Nosso Lar onde serão apresentados os pratos ao público.

5. A organização criará e divulgará uma "lista de espera” de inscritos que poderão ser chamados pela ordem numérica no caso de eventuais desistências dos escolhidos pela comissão técnica.

6. Na data estabelecida no calendário, os 20 pratos selecionados serão oferecidos em uma degustação para o júri que será realizado no Senac São Carlos.

7. A organização do evento disponibilizará a infraestrutura necessária para a preparação dos pratos.

8. É da responsabilidade dos 20 selecionados levar um ajudante, providenciar os ingredientes, bem como todo material, ferramentas e/ou equipamentos específicos necessários para o preparo da receita, em quantidade suficiente (15 pequenas porções) para degustação do júri. Nesta etapa, os 20 selecionados poderão se apresentar a partir das 15 horas para organizar a preparação da receita, mas deverão obrigatoriamente estar no local até às 17h, para instalar-se no espaço pré-determinado pela organização e dar início à preparação culinária para degustação do júri. A degustação ocorrerá das 19h30 às 21h30.

9. O júri fará a degustação, provando uma porção da receita de cada selecionado e preencherá uma cédula pontuando os pratos de acordo com os critérios estabelecidos. Após o término da votação do júri, a comissão técnica divulgará o resultado da votação com a seleção das 6 receitas finalistas do festival.

10. O participante declara ser de sua autoria a receita enviada e que a mesma não constitui plágio, ao mesmo tempo cede e transfere para a Prefeitura Municipal de São Carlos e parceiros organizadores, sem qualquer ônus para estes e em caráter definitivo, plena e totalmente todos os direitos de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica. Os finalistas autorizam os organizadores ao uso de suas imagens, seus nomes e suas vozes, em fotos, cartazes, filmes e/ou qualquer tipo de mídia e peças promocionais para divulgação e publicação da receita no livro: “O Prato da Casa – 2ª Edição”.

11. Se por algum motivo o inscrito, contemplado entre os 20 selecionados, não for encontrado pela organização nos contatos indicados em seu formulário, ou não confirmar sua presença em 72 horas após a publicação do resultado no portal www.saocarlos.sp.gov.br, perderá automaticamente o direito à participação e será substituído pelo primeiro colocado da lista de espera.

12. É obrigatória a assinatura de termo em que o participante declara a adoção das normas e boas práticas de higiene e manipulação de alimentos; atesta pela salubridade dos ingredientes servidos; e assume a responsabilidade sobre eventuais problemas de saúde pública, se estes forem comprovados dentro das normas estabelecidas, como advindos de seus produtos.

13.A comissão organizadora do evento se reserva o direito de fazer a coleta de amostras dos pratos que serão apresentados e a mesma será armazenada por 72 horas em local adequado.

 

 

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