BOMBEIROS COMEMORAM 60 ANOS DE ATIVIDADES EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
11-Bombeiros-comemoram-60-anos-de-atividades-em-Sao-Carlos-5_siteO prefeito Oswaldo Barba, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte e o vice-prefeito Emerson Leal participaram da cerimônia de entrega dos títulos de Bombeiros do Ano e Bombeiros Homenageados de 2012, que aconteceu na manhã de sexta-feira (20), na sede do Corpo de Bombeiros de São Carlos. A sessão solene, organizada pela Câmara de São Carlos, foi presidida pelo vereador Edson Fermiano e lembrou os 60 anos de existência da corporação na cidade, que começou a atender a população no dia 21 de abril de 1952. “Feliz é a cidade que consegue homenagear quem constrói a sua história”, resumiu o prefeito Barba durante seu discurso.

Segundo Oswaldo Barba, a Prefeitura não mede esforços para ajudar na manutenção do Corpo de Bombeiros de São Carlos. Em 2010 e 2011 foram quase R$ 2 milhões empregados na compra de equipamentos e manutenção dos postos na cidade. “É um investimento pequeno se compararmos o trabalho desempenhado por esses valorosos homens, que se entregam com coragem no salvamento de inúmeras pessoas de São Carlos e da região”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros de São Carlos, hoje, conta com um contingente de 66 homens e atende os municípios de: Itirapina, Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, e auxilia Brotas e Porto Ferreira. Em 2011, atendeu 2.500 ocorrências, entre socorro a vítimas de acidentes, incêndios, resgate de pessoas vítimas de afogamento, entre outros registros.

“O Corpo de Bombeiros se orgulha em fazer parte da evolução da história de São Carlos. E temos que reverenciar os heróis do passado e do presente pela nobre missão de entregar a vida deles para salvar a vida de outros”, discursou o tenente-coronel Jurandyr Antônio da Silva, comandante do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Os homenageados – Receberam o título de Bombeiro do Ano o 1º Sargento PM Josepe Ribeiro Pessoa e o cabo Adriano Fermino da Silva. Foram homenageados o tenente Antônio Victuri e os subtenentes Antônio Vicente de Araújo e Oziel Cavalcante de Albuquerque. Os três foram os primeiros bombeiros que começaram a atuar em São Carlos em 1952.

Neusa Maria Stella Massei Porto e Maria do Carmo de Cresci Paraguassu, filhas, respectivamente, de Antônio Massei e Aldo De Cresci, prefeito de São Carlos e presidente da Câmara à época da instalação do Corpo de Bombeiros em São Carlos, foram homenageadas pelo comando do grupamento.

A história – O Corpo de Bombeiros iniciou as atividades como Destacamento de Bombeiro da Força Pública em 21 de abril de 1952. O primeiro comandante foi o subtenente Oswaldo Alves de Souza. A viatura utilizada para o combate a incêndios era um autobomba tanque Ford F-7, adquirido pela Prefeitura de São Carlos. A primeira sede dos bombeiros funcionou à rua Rui Barbosa, 434, centro de São Carlos, prédio que hoje é ocupado pela Polícia Militar.

(20/04/2012)


Compartilhe essa informação