» FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL SERÁ INAUGURADA NESTE SÁBADO PDF Imprimir E-mail



O prefeito Newton Lima inaugura neste sábado, dia 10, às 10h, a Farmácia Popular do Brasil, um programa do governo federal, implantado em parceria com a Prefeitura de São Carlos, que visa ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, vendidos a preços bem menores que os do mercado.

“Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento. Por isso, qualquer cidadão que tenha uma receita médica ou odontológica da rede pública ou particular, com a prescrição de genérico, pode comprar qualquer um dos 98 tipos de medicamentos a um valor muito menor que o praticado no mercado”, adiantou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

Os medicamentos e produtos farmacêuticos disponíveis na Farmácia Popular do Brasil correspondem a duas mil apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos masculinos. Todos os medicamentos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) junto aos laboratórios públicos e privados e repassados à população pelo valor de custo.

Na Farmácia Popular, o usuário recebe atendimento personalizado. No caso da unidade de São Carlos, o atendimento será realizado por dois farmacêuticos e seis auxiliares administrativos qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. A unidade vai funcionar em uma área de 480m2 metros quadrados (rua Santa Cruz, 198, centro - antiga pizzaria I Fratelli), de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.

(09/12/05)