» PARQUE DO TIJUCO PRETO GANHA CALÇADA E CICLOVIA PDF Imprimir E-mail

O parque linear às margens do córrego Tijuco Preto está ganhando um novo visual com a construção da ciclovia e da calçada para pedestres entre as ruas Monteiro Lobato e Totó Leite. A obra está sendo executada pela Prefeitura e prevê ainda a execução do projeto paisagístico e de iluminação.

De acordo com o projeto, o Parque Linear do Tijuco vai oferecer aos moradores um espaço seguro para passeio e prática de esportes. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Flávio Micheloni, lembrou que além da recuperação do leito do córrego que havia sido canalizado e enterrado, também está sendo criada uma nova área de convivência para a população.

A recuperação do córrego é um cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo município com o Ministério Público do Meio Ambiente. O primeiro trecho de recuperação do córrego está localizado entre as ruas Monteiro Lobato e Totó Leite. O objetivo é recuperar o traçado original do córrego e a mata ciliar.

Para o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci, a obra visa recuperar também a nascente do córrego para a
conclusão do primeiro módulo do parque do Tijuco Preto. Para proteger o novo parque, a Prefeitura investiu cerca de R$ 54,2 mil reais na construção de galerias de captação de água pluvial nas ruas próximas à nascente do Tijuco Preto.

Foram construídos 308 metros de galeria em tubos de concreto, seis bocas-de-lobo duplas e uma tripla e sete caixas de passagem de água que permitem a manutenção dos canais. As bocas-de-lobo foram construídas nas ruas Mario Duarte de Souza, Jacynto Palombo e Benedito Caliguari. Hoje essas ruas terminam no espaço onde está construído o parque, mas já está prevista a construção de um dispositivo de retorno para veículos ao final de cada uma delas.

(26/12/05)