» MUSEU RETOMA VISITAS À EXPOSIÇÃO DE BENEDITO CALIXTO PDF Imprimir E-mail


O Museu de São Carlos voltou a agendar visitas de grupos de estudantes à exposição “Benedito Calixto na Terra do Pinhal”, que propõe uma viagem pela obra do pintor com suas principais temáticas: a paisagística, a religiosa e a histórica. Mostra ainda as características que particularizam sua obra: a documental, de pesquisa e de religiosidade. Um monitor acompanha os grupos, fornecendo informações sobre a vida de Benedito Calixto, que veio para São Carlos em 1910 para decorar as paredes do Palácio Episcopal, a residência oficial do bispo Dom José Marcondes Homem de Mello, seu amigo.

Nas paredes do Palácio Episcopal, Calixto, auxiliado por seu filho Sizenando, desenvolveu pinturas murais (pintadas diretamente nas paredes). Algumas delas fazem parte da exposição, assim como reproduções de obras históricas, sacras e marinhas. Essa última era o que Benedito Calixto realmente gostava de pintar, mas os ricos e nobres da época o requisitavam freqüentemente para pintar obras sacras e de personagens e fatos históricos.

O horário de funcionamento do Museu é de terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. O Museu localiza-se na Estação Cultura, Praça Antonio Prado, s/n (Estação Ferroviária). As visitas educativas podem ser agendadas pelas escolas por meio dos telefones 3373-2700.

(15/05/06)