» PANAMERICANO AQUECE ECONOMIA E EXPÕE SÃO CARLOS PARA O MUNDO PDF Imprimir E-mail



Além da oportunidade de assistir aos jogos do Panamericano de Handebol Adulto Masculino, o campeonato está trazendo para a população de São Carlos uma movimentação extra no setor comercial e uma projeção internacional para o município. Com a presença de aproximadamente 200 pessoas, incluindo atletas, comissões técnica, dirigentes, árbitros, jornalistas e cinegrafistas, a cidade está tendo a oportunidade de demonstrar a eficiência de sua rede de serviços e infra-estrutura, englobando hotelaria, gastronomia, telefonia e entretenimento.

“Além desse público diretamente envolvido, que está todo instalado em hotéis da própria cidade, não podemos esquecer de contabilizar os torcedores amantes do handebol oriundos dos municípios vizinhos”, analisa o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo. Reunindo sete seleções do continente americano (Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Groenlândia e Uruguai), este campeonato está sendo disputado na quadra poliesportiva do Ginásio Municipal de Esportes “Milton Olaio Filho”.

A Petrobras investiu cerca de R$ 250 mil, orçamento que é direcionado para gastos de hospedagem, alimentação e transporte. Já a Prefeitura colabora com a distribuição de água e gelo, montagem de som, iluminação e computadores. Para facilitar a comunicação entre as delegações foram disponibilizados monitores e intérpretes. Além de uma equipe médica para casos emergenciais durante os jogos, os atletas contam com o atendimento de um fisioterapeuta nas etapas de aquecimento ou treinamento.

“Diante da magnitude deste evento, a Prefeitura apresentou gastos ínfimos, onde muitos produtos ou serviços foram oferecidos gentilmente pelos nossos comerciantes”, agradece o diretor do Departamento de Esportes de Rendimento, Geraldo Dias.

O Pan de Handebol está sendo transmitido ao vivo pela ESPN/Brasil. Segundo o interesse de cada país na disputa, o Ginásio Milton Olaio está sendo exposto para todos os países do continente americano. As partidas semifinais e a grande final serão cobertas pela ESPN/Internacional, ganhando mídia em diversos países do globo. Uma emissora de rádio da Groenlândia deslocou uma equipe até São Carlos para transmitir ao vivo a performance de sua seleção. “Para se ter uma idéia do volume financeiro deste negócio, a ESPN está cobrando cerca de R$ 80 mil de cada patrocinador envolvido nesta competição”, informa Dias.

Turismo relâmpago
Devido à pesada carga de treinamentos, concentração e jogos, os atletas possuem um escasso tempo para aproveitar o potencial turístico da cidade e região. Alguns jogadores deram uma volta pelo centro da Capital da Tecnologia, e os da seleção uruguaia, por exemplo, ficaram encantados com a arquitetura da Igreja Catedral. Outras delegações passearam pelo Shopping Center Iguatemi, curtindo também a diversidade da culinária são-carlense.

A equipe da Groenlândia alugou um ônibus de uma empresa daqui e foi aproveitar o turismo de aventura da cidade de Brotas. “Além dos nossos comerciantes e empresários, que montaram negócios de alta qualidade e padrão, este sucesso também se deve ao empenho do prefeito Newton Lima, que sempre projetou o potencial do município aos promotores esportivos”, destaca o secretário municipal de Esportes e Lazer, Edson Ferraz.

(27/06/08)