» PREFEITO PARTICIPA DA SEMANA DE ENGENHARIA AERONÁUTICA PDF Imprimir E-mail



Na manhã desta segunda, dia 18, o prefeito Newton Lima participou da abertura da 5ª Semana de Engenharia Aeronáutica, organizada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). O evento tem como objetivo atualizar e aproximar os alunos do curso, além de promover o intercâmbio cultural e científico entre as universidades e expor novas tecnologias e tendências do mercado. Na oportunidade, os participantes do evento destacaram o potencial que São Carlos tem no setor, bem como traçaram suas perspectivas de crescimento.

A abertura contou com a participação do vice-diretor da EESC, Arthur Porto, do chefe do Departamento de Engenharia de Materiais e Aeronáutica, Eduardo Morgado Belo, e do coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica, Fernando Catalano. Catalano apontou a importância da realização da Semana para fomentar o setor aeronáutico. “São Carlos tem um potencial enorme de crescimento, visto que estamos no centro do Estado de São Paulo, além de possuirmos importantes empresas no segmento, como a Embraer, em Gavião Peixoto, e o Centro de Manutenção da TAM, em São Carlos”, explicou.

O prefeito endossou as palavras de Catalano indicando os esforços empregados nos últimos anos para a formação de mão-de-obra especializada. “Graças aos nossos esforços conseguimos trazer para a cidade o curso técnico em Manutenção Aeronáutica do Senai. Para o 1º semestre de 2009, o Cefet vai oferecer na UFSCar 40 vagas para o curso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. Essas iniciativas, juntamente com o curso de engenharia aeronáutica oferecido pela USP, ajudam a construir o ambiente de formação profissional não só da cidade, mas do país”, observou Newton.

Helicópteros
O prefeito citou a reunião que ocorreu entre o senador Aloízio Mercadante e Fernando Catalano para tentarem trazer para a cidade uma fábrica de helicópteros, já que a cidade e a região são importantes formadores de profissionais especializados na área. “O Brasil, conforme lembrou o senador durante sua visita a São Carlos, possui apenas um fabricante de helicópteros e hoje, para se comprar uma aeronave, o cliente paga 50% à vista, recebendo a encomenda dois anos depois, o que demonstra o alto valor agregado desse mercado”, relatou.

A 5ª Semana de Aeronáutica da USP prossegue até o dia 22 de agosto. Durante a semana, os participantes conhecerão as diferentes áreas de atuação de um engenheiro aeronáutico e terão contato com as experiências de profissionais renomados da aeronáutica.

(18/08/08)