» VISITA PDF Imprimir E-mail

Astronauta Marcos Pontes é recebido pelo prefeito.



ASTRONAUTA BRASILEIRO VAI MINISTRAR DISCIPLINAS NA USP

Na tarde desta quarta, dia 20, o prefeito Newton Lima recebeu no Paço Municipal a visita do astronauta brasileiro Marcos Pontes, que estava acompanhado do coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica da USP-São Carlos, Fernando Catalano. Pontes afirmou que tem vindo freqüentemente à cidade porque a partir do semestre que vem ele irá ministrar algumas disciplinas na USP, uma na área de desenvolvimento pessoal, outra em sistemas aeroespaciais e em segurança de operações espaciais.

“Estamos iniciando um trabalho com o Instituto de Estudos Avançados da USP, junto ao professor Sérgio Mascarenhas e ao Catalano, trazendo o conhecimento que adquiri durante estes anos no exterior no programa espacial. Parte deste trabalho inclui ministrar algumas aulas na área espacial para o curso de Engenharia Aeronáutica”, informou o astronauta.

O prefeito Newton Lima comemorou a vinda de Marcos Pontes como professor da universidade e salientou que a presença dele irá reforçar a região como um pólo aeronáutico. “É uma honra recepcionar o primeiro astronauta brasileiro que tem conhecimento como professor. Além disso, sua experiência internacional ajudará a construir uma rede de estudos no setor espacial que começa a se desenvolver na nossa região”, afirmou o prefeito.

Newton Lima explicou para Marcos Pontes que São Carlos está se estruturando para se tornar um centro de excelência nos setores aeronáutico e espacial. Além de cursos de Engenharia Aeronáutica da USP e Técnico em Manutenção de Aeronaves do Senai, a cidade possui uma unidade de manutenção da TAM e está fazendo gestões para trazer uma fábrica de helicópteros.

“Do ponto de vista da infra-estrutura, o município está bem estruturado, mas também temos nos destacado na área da saúde com a construção do Hospital-Escola, ambiental com a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto. O resultado disso é que estamos em 12° lugar, de acordo com pesquisa da Firjan, entre as melhores cidades para se viver”, frisou Newton Lima.

Para o astronauta Marcos Pontes, a formação de um Pólo Aeronáutico contribui para o desenvolvimento da região. “O setor aeronáutico e espacial tem produtos com valor agregado muito alto e essa região congrega muito conhecimento e infra-estrutura”.

Histórico
O bauruense Marcos César Pontes é o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do vôo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906. Em 30 de março de 2006, Marcos Pontes partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Ele retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7.

(20/08/08)