IMIGRAÇÃO JAPONESA PDF Imprimir E-mail

Prefeitura realiza últimas festividades em comemoração ao centenário.

 

ENCERRAMENTO DAS FESTIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

 

A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Pró-Memória de São Carlos, em parceria com a Associação Nipo-brasileira, realizou na última quarta-feira, dia 10, no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, as últimas atividades em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa nossa cidade.

 

Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Emerson Leal (representando o prefeito Newton Lima), a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória Ana Lúcia Cerávolo, o coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura, Yashiro Yamamoto, o coordenador da comissão de relacionamentos da associação para a comemoração do centenário da imigração no Brasil, Yoshio Imaizumi, e a presidente da Associação Nipo-brasileira de São Carlos, Sandra Kaibara, além de autoridades, homenageados, suas famílias e amigos.

 

No evento houve apresentação dos grupos de dança kodomo no kai (crianças), tomo no kai (dança de adultos), encerrando com a apresentação dos grupos de taiko e maracatu.

 

O vice-prefeito Emerson Leal destacou a importância dos trabalhos da Comissão Municipal no Centenário da Imigração Japonesa em nossa cidade e a atitude do prefeito Newton Lima, que em reconhecimento à contribuição que a comunidade japonesa deu a nossa cidade, historicamente, instituiu o dia 18 de junho (que é a data da chegada dos primeiros imigrantes em 1908) como dia municipal da imigração japonesa. “Nesse ano do Centenário da Imigração Japonesa, o governo do prefeito Newton Lima tem realizado uma série de atividades, e para a atual administração municipal sem dúvida hoje é um dia muito importante, porque é o coroamento de todas as atividades realizadas pela prefeitura da cidade de São Carlos a valorosa comunidade japonesa”, explica o vice-prefeito.

 

Ana Lúcia Cerávolo disse que para a Fundação Pró-Memória é uma grande honra ter podido participar desse momento da comunidade japonesa e de alguma forma poder ajudar que eles se reorganizassem. “Foram vários eventos realizados durante o ano com uma grande repercussão na comunidade japonesa de nossa cidade, principalmente na valorização de suas tradições e de poder mostrar para as pessoas o que os constitui como comunidade, inclusive superando os eventos ocorridos nas décadas de 80 e 90 que levaram muitos descendentes japoneses para fora do Brasil”.

 

Chegada do Kasato Maru

Em 18 de junho de 1908 chegou no porto de Santos o navio Kasato Maru com os primeiros imigrantes, cerca de 870 pessoas. Ao longo dos anos, mais japoneses foram chegando para trabalhar na agricultura. São Carlos tem muito a ver com a imigração porque Carlos Botelho, filho primogênito do Conde do Pinhal, era o secretário da agricultura do Estado de São Paulo quando os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil.

 

Yashiro Yamamoto diz que o evento de encerramento das atividades do centenário da Imigração Japonesa em São Carlos vem coroar tudo que a comissão municipal de São Carlos fez. “Nós formamos em São Carlos, por um decreto do prefeito Newton Lima, uma comissão constituída por 24 membros, tivemos reuniões uma a cada mês e decidimos as atividades do centenário aqui em São Carlos, com forte apoio da Prefeitura. Houve um envolvimento muito grande de toda comunidade japonesa em São Carlos de forma a estimular toda a comunidade”, Sandra Kaibara conta que para a associação os festejos do centenário foram muito importantes porque foi o que propulsou a tomada das atividades depois de tanto tempo parada. “Um dos motivos que nos fez retomar as atividades foi a Festa das Nações no ano passado, e esses festejos que aconteceram durante o ano de 2008 propiciaram essa retomada. O encerramento é a comemoração do sucesso que conseguimos esse ano que para associação foi ótimo”.

 

Yoshio Imaizumi comenta que se sente bastante à vontade para falar dos eventos que aconteceram em nossa cidade em comemoração ao centenário da imigração japonesa por ter acompanhado desde o início as reuniões da Associação Nipo-brasileira de São Carlos. “Acompanhei desde o começo as atividades de comemoração do centenário da imigração japonesa juntamente com os membros da Associação Nipo de São Carlos, dando total apoio para a retomada das atividades que estavam paradas há muito tempo. Fizemos dois trabalhos em conjunto, apoiando as ações da associação e pedindo algumas providências legais, como o decreto municipal instituindo o dia da imigração japonesa em São Carlos e a criação de uma comissão executiva municipal para planejar, organizar e executar as festividades na cidade. Isso foi feito eficientemente e agora estamos no ponto alto de todos os eventos com o encerramento no dia de hoje”, explica Yoshio.

 

As festividades do centenário da imigração japonesa terminaram, mas a exposição referente à data continua no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão” até meados de janeiro de 2009.

 

(12/12/08)