TROMBONISTA RAUL DE SOUZA FAZ APRESENTAÇÃO ÚNICA EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos apresenta na próxima quinta-feira (30), às 20 horas, no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, trombonista Raul de Souza, considerado um dos maiores músicos do mundo. Organizado pela Coordenadoria de Artes e Cultura, a apresentação dá início ao projeto “São Carlos Instrumental”.

Raul Souza iniciou sua carreira na década de 70, ao lado de cantores renomados como Gilberto Gil, Maria Bethânea e nomes internacionais como o também trombonista Conrad Herwig, Lisa Ono, Selena Jones. Aos 75 anos de idade e 55 anos de carreira, o músico fará apresentação única em São Carlos.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro Municipal aos preços de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Mais informações pelo telefone (16) 3373-2700. 


Trajetória do Artista
Nascido com o nome João José Pereira de Souza, Raul de Souza nasceu em Campo Grande, subúrbio carioca e cresceu em Bangu, onde seu pai era pastor evangélico. Aprendeu pandeiro, bumbo, caixa e prato.  Aos 16 anos de idade já tocava tuba na banda da Fábrica de Tecidos Bangu, onde teve seu primeiro contato com o trombone (de válvulas), instrumento que logo em seguida estaria atacando nas gafieiras cariocas, já com o nome artístico, dado por Ary Barroso em seu programa de calouros.

Em 1957 Raul grava pela primeira vez, com Altamiro Carrilho e a turma da Gafieira, que incluía o baterista Edson Machado, o violonista Baden Powell, o sax tenor Zé Bodega e o acordeon de Sivuca. Sua primeira gravação ganhou o nome da turma da gafieira com Altamiro Carrilho e outros músicos fantásticos.

Participou da gravação do LP de Sérgio Mendes (grupo Bossa Rio) e ao mesmo tempo tocava na Orquestra Carioca da Rádio Mayrink Veiga.

Em 1965, gravou “À Vontade Mesmo”, seu primeiro LP como solista, que teve a participação do baterista Airto Moreira. Em seguida voltou à Europa acompanhando o pianista Luís Carlos Vinhas. Permaneceu em Paris por um ano, trabalhando na boate Elephant Blanc e outras casas noturnas, inclusive o famoso clube de jazz Blue Note. Nessa temporada parisiense e nos quatro meses seguintes, como contratado do Casino de Monte Carlo, teve a oportunidade de tocar com grandes nomes do jazz, como o baterista Keny Clarke. Na volta, Raul traz consigo seu primeiro trombone de vara, que passaria a ser seu instrumento favorito.

De novo no Brasil, Raul vai trabalhar por nove meses como integrante do RC-7, conjunto reunido por ele para acompanhar o cantor Roberto Carlos. Em 1968, monta o grupo instrumental Impacto 8, com o qual grava mais um disco.  Em 1973 foi convidado para uma turnê pelos EUA com Flora Purim e Airto Moreira.  No mesmo ano Airto produz “Colors”, o primeiro LP americano de Raul de Souza, pelo selo Milestone, que tem arranjos do grande trombonista J.J.Johnson e participação do baterista Jack De Jonette e do saxofonista Cannonball Adderley. Este disco alavancou uma série de convites para participações em outras gravações (com Sonny Rollins, Caldera e outros) que levou o trombonista à “Encyclopedia of Jazz”, do crítico Leonard Feather.

Raul de Souza se consagra como compositor e instrumentista durante sua longa temporada nos EUA, tocou e gravou com alguns dos melhores músicos americanos, como Cal’Tjader, Cannonball Adderley, Azar Lawrence, Al Dejohnette, Lionel Hampton, Sarah Vaughan, Leon Ndugu Chancler, George Duke, Stanley Clarke, Ron Carter, Frank Rosolino, Sonny Rollins, Freddie Hubbard (que assina a elogiada apresentação de seu álbum “Sweet Lucy”, do qual participa), Hubert Laws e outros.

O músico inventou um instrumento, o Souzabone, um trombone em dó com quatro válvulas, com maiores recursos que as tradicionais em si bemol com três válvulas. Raul desenhou e encomendou o instrumento, que vem utilizando a partir de seu LP “Don’t Ask My Neighbors”.

Em 2004 foi homenageado no Chivas Jazz Festiva e em 2005 esteve no Brasil para o lançamento do CD Elixir e do documentário "Viva Volta" de Heloísa Passos. No início de 2006 recebeu a notícia de que terá o seu novo trabalho lançado pela gravadora Biscoito Fino , o CD“Jazzmim”, gravado em Curitiba, com o grupo “NaTocaia”, na segunda quinzena de setembro.

(28/04/09)