BARBA PARTICIPA DE REUNIÃO DA FRENTE NACIONAL DE PREFEITOS PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba participou, de 30 de novembro a 1º de dezembro, em Belo Horizonte, da 58ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O ministro das Cidades, Márcio Fortes, esteve na reunião. O prefeito aproveitou a oportunidade para falar sobre São Carlos com o ministro.

As perspectivas e os desafios das cidades brasileiras, formas de financiamento, o papel dos consórcios públicos no novo ciclo de desenvolvimento do país e as obrigações dos municípios com a nova lei dos Resíduos Sólidos foram alguns dos temas tratados no encontro.

Os investimentos para 2011 e 2012 do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e “Minha Casa, Minha Vida” compuseram a lista de assuntos debatidos na reunião.

Barba proferiu palestra durante a reunião do Fórum Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia. O tema foi Banda Larga. São Carlos será uma das primeiras cidades brasileiras que serão atendidas pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).

O prefeito lembrou que desde junho o município manifestava interesse em figurar entre as 100 cidades brasileiras a serem atendidas na primeira etapa do programa.

O Programa Nacional de Banda Larga, denominado de Brasil Conectado, foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar o acesso à internet em banda larga no país. O governo considera a banda larga uma importante ferramenta de inclusão, que contribui para reduzir as desigualdades e garantir o desenvolvimento econômico e social brasileiro.
“A expansão da banda larga garante benefícios e melhorias no dia a dia dos cidadãos, governos e empresas”, afirma o prefeito.

Para a população, a banda larga significa mais educação, qualificação profissional, geração de empregos, lazer e cultura. Para os governos, a banda larga possibilita aprimorar a eficiência da gestão pública e ampliar os canais de comunicação com a sociedade, facilitando a criação de serviços de governo eletrônico. E, para as empresas, a banda larga está diretamente relacionada ao aumento da produtividade, à redução dos custos e à inserção no mercado internacional.

Ministro
Com o ministro das Cidades, o prefeito Oswaldo Barba solicitou a liberação de recursos que ainda estão pendentes, como para a conclusão das obras da rua Vitório Bonucci. “Nós temos 65 obras em andamento e cerca de 95% está em ritmo acelerado. No entanto, tivemos problemas em algumas, entre elas está a Vitório Bonucci”, explicou. O prefeito também solicitou empenho do ministro para a liberação de outros recursos novos, como emendas de deputados que indicaram recursos para São Carlos.

(02/12/2010)