REVISÃO DO PLANO DIRETOR ENCERRA 1ª FASE PDF Imprimir E-mail
Revisão do Plano Diretor encerra primeira fase

O prefeito Oswaldo Barba participou da apresentação de dados da primeira fase da revisão do Plano Diretor de São Carlos que aconteceu na noite desta quinta-feira (15) no Paço Municipal. O objetivo do Plano é, baseado em dados estatísticos e censo 2010, promover o crescimento consciente e organizado da cidade de São Carlos.

Também estavam com o prefeito o secretário de Habitação, Alberto Engelbrecht, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (COMDUSC), Carlos Martins.

Os dados foram levantados por equipe formada por professores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e de outras áreas como transporte, meio ambiente entre outros consultores sob a coordenação de Sarah Feldman, que junto com os especialistas Renato Anelli, Sandra Regina Mota Silva e Eulalia Portela Negrelos apresentaram os resultados preliminares.

Barba destacou a importância dos dados levantados nesta primeira fase que irão direcionar os próximos passos da elaboração do Plano. “Este diagnóstico apresentado hoje será o norteador para a atualização do Plano Diretor feito em 2005. A revisão dos dados está sendo feita pela USP e não está sendo um processo trivial”, destacou.

O prefeito também chamou a atenção para muitos dos problemas atuais enfrentados pelo município que foram gerados antes de São Carlos ter um Plano Diretor. “Infelizmente, antes de 2005 não havia o ordenamento do crescimento da cidade e isso trouxe muitos impactos. A partir de 2005 já temos uma situação diferente e agora temos a possibilidade de pensar a cidade para as próximas gerações”, salientou.

O trabalho para a elaboração do projeto será dividido em quatro: revisão do conjunto de dados, avaliação da eficácia de instrumentos utilizados e sua permanência no Plano, fase de definição dos eixos estratégicos e tradução destes eixos em Projeto de Lei.

Entre os dados levantados durante a apresentação, destacou-se o fato de São Carlos ter um aumento do saldo migratório em relação a 2005, ou seja, pessoas que vem para trabalhar ou estudar e permanecem na cidade. Um dos fatores que levaram ao aumento do saldo migratório é a cidade ter se transformado em pólo de pesquisa e tecnologia. São Carlos também está entre as 66 cidades do Estado de São Paulo que possuem entre 100 e 500 mil habitantes.

Segundo o censo 2010, São Carlos teve um crescimento populacional de 13% (221.936 habitantes) em relação a 2000 quando se contabilizava 192.998 habitantes. O crescimento foi superior a média nacional de 12,3%, que registra hoje no país 190.732.694 pessoas.

Desafios
A revisão do Plano Diretor propõe uma série de desafios, entre eles está a criação de métodos para controlar a expansão de áreas de urbanização que restrinjam os espaços públicos, aproveitar o potencial das nascentes e bacias hidrográficas Tietê-Jacaré e do Mogi Guaçu que fazem parte do território de São Carlos evitando desperdício de água e prejuízos ao meio ambiente.

Antes da revisão ser encaminhada à Câmara de Vereadores para votação, os Conselhos Municipais de Urbanismo, Trânsito, Meio Ambiente ainda realizarão discussões e avaliações para propor as novas diretrizes do Plano.



(16/09/2011)


Compartilhe essa informação