Semana Euclidiana PDF Imprimir E-mail

Semana Euclidiana terá palestra com jornalista do Estadão
A atividade, que está na décima edição, é realizada pela Fundação Pró-Memória

A Fundação Pró-Memória e a Prefeitura de São Carlos realizam de 27 a 2 de dezembro, a 10ª Semana Euclidiana na cidade.

Com o objetivo de marcar a memória da presença do escritor Euclides da Cunha em São Carlos no ano de 1901, quando, como engenheiro do Estado de São Paulo, acompanhou a construção do então Grupo Escolar “Paulino Carlos”, a Semana contará com apresentações de teatro, palestra e um momento de interação entre os alunos da EMEB Dalila Galli com membros da Embaixada Euclidiana.

O evento, criado pela Lei Municipal nº12.914/2001 de autoria do vereador José Pinheiro, terá início neste domingo (27) na praça Cristiano Altenfelder Silva, mais conhecida como Praça da XV, com a apresentação da peça “Euclides da Cunha e outros Sertões”, da Cia Tárcio Costa, às 16h.

A programação da semana continua na terça-feira (29) com uma palestra do jornalista do Jornal O Estado de São Paulo, Daniel Piza, sob o tema “A Amazônia de Euclides da Cunha”. A palestra será no auditório 1 da Biblioteca Comunitária da UFSCar, às 19h, com entrada franca.

Na quinta-feira (1º), será realizada a atividade “Uma hora com Euclides”, com membros da Embaixada Euclidiana e alunos da 7ª série da EMEB Dalila Galli, às 9h.
A ideia da Embaixada surgiu de intensos diálogos, em São José do Rio Pardo/SP, e que paulatinamente ganharam força, tendo como intuito colaborar e intervir em áreas de benefícios comuns, analisando e discutindo o ambiente euclidiano, trajetória histórica, atuação presente, perspectivas futuras e possibilidades de transformação, buscando possibilitar a manutenção e difusão do Movimento Euclidiano em suas mais diversas esferas.

Como encerramento da semana, a Cia Tácio Costa fará outra apresentação na Biblioteca Euclides da Cunha, às 9h.

(24/11/2011)



Compartilhe essa informação