PALEONTÓLOGO ITALIANO MINISTRA PALESTRA NO MUSEU DA CIÊNCIA PDF Imprimir E-mail

O padre e paleontólogo italiano, Giuseppe Leonardi, ministrará palestra sobre a Paleontologia no Brasil e no Mundo e sobre a ligação da religião e da ciência, na próxima quinta-feira (20), às 14h30, no Museu da Ciência “Prof. Mário Tolentino”, de São Carlos (Praça Coronel Sales s/n).

 

Após a palestra, Leonardi fará visita monitorada, juntamente com o professor Marcelo Adorna Fernandes, à exposição “No tempo dos dinossauros”, aberto para visitação no Museu da Ciência desde 14 de abril, com acervo do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva - UFSCar. É necessário reservar lugar para a palestra por meio do telefone (16) 3307-6903. A mesma palestra também será ministrada na quarta-feira (19), às 12h30, no Auditório 1 da Biblicoteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (BCo - UFSCar).

 

Especialista em pegadas fósseis de tetrápodes, comportamento e sociologia dos dinossauros, pterossauros (pterodactilos) e cervos fósseis, Leonardi é  considerado um dos maiores paleontólogos do mundo. Em São Carlos, realizou trabalho que catalogou todos os pontos da cidade onde existem pegadas fósseis em calçadas e muros, somando mais de 600 lugares.

 

Italiano nascido em Veneza, Itália (1939), naturalizou-se brasileiro em 1979. Doutorou-se (doutorado italiano) em Ciências Naturais, com discussão e publicação da tese em paleontologia dos vertebrados (mamíferos pleistocênicos) na Universidade “La Sapienza” de Roma. Cursou também o doutorado em Sagrada Escritura no Istituto Bíblico de Roma e Jerusalém, e possui licenciatura em Teologia Universal.

 

Foi professor convidado de Geologia Histórica, Geologia do Brasil e Paleontologia de Vertebrados na Escola de Geologia da Universidade Federal do Paraná (Curitiba). Professor de Geologia I, para Engenheiros na mesma Universidade.

 

Viveu no Brasil de 1974 a 1989. Atualmente vive como missionário na República Democrática do Congo, em Kinshasa, ocupando-se de crianças carentes.

 

Realizou cerca de 90 expedições na América do Sul, da Patagônia à Amazônia, entre elas 32 na bacia do Rio do Peixe (PB), na qual passou mais de um ano inteiro no campo, e uma dezena em Araraquara, São Carlos e arredores, além de várias expedições na Austrália, África, Europa, América do Norte e Central, Oriente Médio.

 

Produziu até agora cerca de 160 publicações científicas, principalmente na área de Icnologia dos Vertebrados (pegadas fósseis), entre as quais, alguns livros e monografias.

 

Publicou o primeiro livro sobre pegadas fósseis de um continente (América do Sul); Brasil - CPRM; 1994) e o primeiro livro sobre dinossauros italianos (2001). Está em fase final de preparação de uma grande monografia de síntese sobre os dinossauros da Paraíba, com a colaboração do paleontólogo Ismar de Souza Carvalho da UFRJ, volume que será publicado em breve pela editora Interciências do Rio de Janeiro.

 

(14/06/2013)