IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RECEBE 60 PROPOSTAS PDF Imprimir E-mail

Sessenta propostas formalizadas para a Conferência Regional. Este foi o saldo da IV Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada no sábado (10), no auditório Bento Prado Jr., no Paço Municipal. A organização e realização da Conferência ficaram por conta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenadoria de Meio Ambiente (SMDSCT/CMA). Durante o encontro foram discutidas ações ambientais que visam estruturar o descarte de resíduos sólidos, a coleta seletiva e a própria conscientização da população em relação à importância do descarte correto.

 

Antes da solenidade de abertura, que contou com a participação do prefeito Paulo Altomani, foi realizada a votação do Regimento, seguida por palestras, plenária de discussões, apresentação das propostas e eleição dos delegados para a Conferência Regional, que acontecerá na cidade de Jaú, nos dias 20 e 21 de agosto. As propostas discutidas ainda serão levadas à Conferência Estadual e Nacional.

 

O prefeito Altomani ressaltou, na ocasião, que a localização privilegiada de São Carlos, com um dos melhores climas do Brasil, ar, solo e água de qualidade, é um privilégio que precisa ser conservado. “Cabe ao Poder Público administrar e proteger esse conjunto de situações. E nós estamos fazendo isso, inibindo o descarte clandestino de resíduos sólidos e incentivando ações de conscientização e preservação. Essa Conferência auxiliou bastante na formatação definitiva do projeto de Meio Ambiente que estamos preparando para São Carlos”, explicou.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e coordenador de Meio Ambiente, José Galizia Tundisi, a conferência foi muito positiva e o número de propostas apresentadas demonstra o interesse dos secretários municipais, organizações sociais, sociedade civil e vereadores no assunto. “Com a colaboração e adaptações na legislação, poderemos atuar em favor do meio ambiente, principalmente nas questões relacionados aos resíduos sólidos”. As discussões também incentivaram a votação, pela Câmara Municipal, dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos e de Saneamento Básico para São Carlos.

 

Também participaram do evento o secretário de Serviços Públicos, José Carlos Correa, os vereadores Mauricio Ortega e Walcinyr Bragatto, o presidente da Prohab, Mauro Moraes o diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero, os chefes de gabinete, Mauro Demarzo (Habitação) e Acenir Magalhães (SAAE), o representante da Embrapa, Wilson Tadeu Lopes da Silva, o industrial Antonio Florindo Zanetti e o superintendente das Administrações Regionais, José Francisco Pires.

 

(12/08/2013)