SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO CARLOS TERÁ HOMENAGENS E MOSTRAS TECNOLÓGICAS PARA A POPULAÇÃO PDF Imprimir E-mail

altA Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia / Coordenadoria do Meio Ambiente (SMDSCT / CMA), realiza de 21 a 26 deste mês, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de São Carlos.

 

 O secretário de SMDSCT / CMA, José Galizia Tundisi, explicou que a Semana será realizada com diversas ações que visam inserir a população no contexto científico, ressaltando sua importância para a educação, qualidade de vida e para a solução de problemas pertinentes ao dia-à-dia. “Queremos que a população reconheça a importância da ciência em suas vidas, para o desenvolvimento da cidade e a geração de emprego. Queremos mostrar o que se faz em São Carlos e porquê a cidade ficou mundialmente conhecida como capital da tecnologia”, explicou.

 

A programação envolve ações de vários pesquisadores, como debates, palestras, demonstrações públicas, mesas redondas e feira de ciência. “Iremos apresentar o universo de pessoas que contribuem com a ciência na cidade e os produtos dessa ciência serão mostrados nas ruas”, disse Tundisi.  Nesse sentido, uma das principais atrações será a apresentação de Veículos Terrestres não Tripulados (VTNTs), projeto desenvolvido pelo ICMC/ EESC/USP.

 

A Semana começa com homenagens aos cientistas e instituições que são destaques na cidade, no dia próximo dia 21, às 17h, no auditório Bento Prado Jr, Paço Municipal. Os homenageados serão o  Prof. Dr. Edgar Dutra Zanotto, por sua contribuição à ciência e pelo Prêmio Almirante Álvaro Alberto de 2013, Prof. Dr. Silvio Crestana, por sua contribuição à ciência e ao desenvolvimento científico e tecnológico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, pela contribuição à ciência e pelo seu ingresso na Pontifícia Accademia Delle Scienze, Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa / UFSCar), pela contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e à formação de Recursos Humanos, e ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo - São Carlos (ICMC / USP), pela contribuição ao desenvolvimento das ciências da computação no Brasil e à formação de RecursosHumanos.

 

A 1a Feira de Ciências: “Descobrindo Novos Talentos e Estimulando a Inovação” encerra a programação nos dias 25 e 26 de outubro, das 08h00 às 18h00, na Escola Estadual Dr. Álvaro Guião (Av. São Carlos, Centro), com apresentação dos 25 trabalhos inscritos por 32 alunos e 6 professores. Os trabalhos abrangem diferentes áreas do conhecimento (exatas, biológicas e humanas) e serão apresentados em maquetes, banners e outros protótipos. Os 10 melhores receberão prêmios como notebooks, câmeras digitais e bolsas de estudo.

 

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (de 21 a 26.10):

Dia 21, às 17h, auditório Bento Prado Jr, Paço Municipal - Homenagem aos cientistas e às instituições de pesquisa de São Carlos

Dia 22, às 9h, na Avenida Comendador Alfredo Maffei, próximo ao SESC - Apresentação de Veículos Terrestres não Tripulados (VTNTs) desenvolvidos pelo ICMC/ EESC/USP

Dia 23, das 9h às 12h e das 14h às 17h, auditório Bento Prado Jr, Paço Municipal – Palestras

Dia 24, das 14h às 17h – Debate “Pensando o Brasil, Pensando São Carlos: os rumos da ciência”

Dia 25 e 26, das 8h às 18h, Escola Estadual Dr. Álvaro Guião -   Apresentação e premiação da 1a Feira de Ciências: “Descobrindo Novos Talentos e Estimulando a Inovação”.

 

(15/10/2013)