SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail

"São Carlos nunca investiu tanto em Saúde. Durante todo o período eleitoral, ouvi moradores nos quatro cantos da cidade. A reclamação era unânime, sempre relacionada à Saúde e a falta de atendimento. Quando assumimos a prefeitura encontramos um verdadeiro caos, com falta de medicamentos, unidades sucateadas e profissionais desmotivados. Tudo sem falar na fila das cirurgias eletivas, que ultrapassava a casa das três mil. De imediato, destinamos 9 milhões para as eletivas, numa parceria com a Santa Casa, e iniciamos um mutirão de cirurgia de catarata. Zeramos a fila.

 

Melhoramos as condições do CEME, promovemos alterações nas UPAs e definimos um número maior de médicos. Dificuldades nas licitações e na compra de remédios atrapalharam a eficiência, mas com muito trabalho conseguimos superar. Além disso, definimos a federalização do Hospital Escola, construímos a UPA do Santa Felícia, o Ambulatório Médico de Especialidade (AME) está confirmado pelo governador Geraldo Alckmin e começa a funcionar no ano que vem.

 

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), está sendo completamente reformado para atender melhor e proporcionar maior acessibilidade. Estamos reformando e construindo Unidades de Saúde da Família e implantando novos métodos de atuação no CAPS-AD. Recentemente, inauguramos o novo Centro Oncológico “Fabiana Chiva de Castro”, para atender pacientes com câncer. Em breve, vamos oferecer um serviço de transporte para as pessoas que precisam de atendimento médico.

 

Enfim, estamos finalizando o ano em alta na questão da Saúde, exatamente como o planejado. Em 2014 vamos fazer muito mais. Estamos realizando o processo de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Em São Carlos já existe um SAMU com mais de sete anos. O fato dos demais municípios agregarem com o SAMU São Carlos vai fortalecer a rede de urgência e emergência. Com a regionalização, o investimento será de R$8,6 milhões por ano, em Saúde, tornando a cidade ainda mais especial.

 

O projeto de regionalização visa implantar uma Central de Regulação Médica, que deve incorporar os municípios de Porto Ferreira, Descalvado, Dourado, Ribeirão Bonito e Ibaté, no SAMU 192 de São Carlos, oferecendo serviços para mais 355 mil pessoas. A adesão possibilitará o aumento no número de equipes de prestação de socorro em casos mais graves e mais repasses de verba para o custeio no município, somando também os leitos de UTI, Retaguarda, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Salas de Estabilização".