PARQUE ECOLÓGICO REPRODUZ MENOR PRIMATA DO MUNDO PDF Imprimir E-mail

Em nova vitória no jogo contra a extinção dos animais, nesta semana na qual se comemora o Dia do Meio Ambiente, o Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna" conseguiu o nascimento de um filhote do menor macaco do mundo, conhecido como Sagui Leãozinho ou Mico da Taboca, espécie natural de uma região da Floresta Amazônica, que se encontra sob grande pressão do homem.

 

Cientificamente conhecido como Cebuella pygmaea, o adulto desse pequeno primata de cor castanha mede menos de 20 cm e não pesa mais que 130 gramas. Quando nasce, o filhote tem cerca de 7 cm e poucos gramas de peso e fica agarrado à mãe, que o carrega para todo lugar.

 

Fernando Magnani, administrador do parque, explicou que opequeno filhote ainda é muito sensível, delicado e está cercado de grandes cuidados. “Esse sucesso foi possível devido à especialização do Parque Ecológico de São Carlos em fauna brasileira, aliada aos bons cuidados técnicos, alimentação específica e de boa qualidade, que é uma das grandes ferramentas que o local dispõe”. Atualmente o maior grupo reprodutivo do Brasil sob cuidados humanos está em São Carlos. “Inclusive já foram enviados para suas áreas de origem vários animais nascidos na cidade”.      

 

Fernando explicou, ainda, que a proposta é reenviar outros exemplares de animais para regiões de origem natural da espécie, a fim de proporcionar um reforço populacional e criar, em outras instituições, novas famílias desse sagui e populações viáveis em cativeiro.

 

O Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna", que fica à Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2,  é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 08h00 às 16h30 e aos domingos, das 08h00 às 17h30. Informações pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou pelo e-mail pesc@pesc.org.br.

 

(05/06/2014)

 

 



Compartilhe essa informação