AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA COORDENADORIA DO MEIO AMBIENTE PDF Imprimir E-mail

Nesta quinta-feira (5), é comemorado em todo o mundo, o Dia do Meio Ambiente. Sendo assim, além da programação especial desenvolvida pela Prefeitura Municipal, a Coordenadoria do Meio Ambiente atua diariamente no desenvolvimento econômico sustentável e no avanço do município na promoção da excelência e da qualidade de vida.

 

Em abril este ano, por exemplo, com o intuito de avançar ainda mais na Coleta Seletiva no Município, a Coordenadoria transferiu a Cooperativa para um novo endereço, no Jardim Ipanema, local da triagem do lixo reciclável coletado em toda a cidade.

 

Dentre as ações desenvolvidas, durante a gestão do prefeito Paulo Altomani, em dezembro de 2013, São Carlos subiu 470 posições no ranking do Programa Município Verde Azul, cujo certificado foi entregue em mãos ao prefeito, pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin.

 

Além destes, foram realizadas diversas ações, como a Elaboração de folhetos e cartazes educativos sobre Coleta Seletiva, preservação da arborização na cidade e revitalização do parque do Bicão.  Palestras educativas periódicas e proposição do curso de capacitação em Meio Ambiente ministrado às gestoras das escolas municipais foram outras atividades da Coordenadoria.

 

Dentre os programas desenvolvidos, foram realizadas conscientizações e sensibilização da população, além de eventos na semana do Meio Ambiente.

 

Outro fator de relevância a ser divulgado dentro das ações realizadas pela Coordenadoria, é a conclusão de TACs firmados entre o Ministério Público e prefeitura; a limpeza dos Ecopontos em parceria com SMSP; inauguração do Entreposto de Pneus da prefeitura,  que contribuiu na redução no tempo de coleta de pneus pela ANIP e, por final, a realização da  coleta de pneus em borracharias e centros automotivos.

 

No que se trata de preservação, a coordenadoria trabalhou na recuperação da APP do Monjolinho, continuação da ciclovia, pista caminhada, iluminação e arborização no canteiro central da Av. Tancredo de Almeida Neves e os Programas: São Carlos Mais Limpo e São Carlos Mais Verde.

 

“Nossas atribuições consistem em executar as políticas públicas ambientais, em conjunto com órgãos estaduais, federais e com a sociedade civil, dentre outras colaborações voltadas ao desenvolvimento da cidade. Desenvolvimento sustentável e respeito ao Meio Ambiente, são prioridades do governo Paulo Altomani”, disse o coordenador Paulo Taú.

 

 

(05/06/2014)



Compartilhe essa informação