MUSEU DE PEDRA DE SANTA EUDÓXIA GANHA NOVOS ITENS RURAIS PDF Imprimir E-mail
Reinaugurado em 30 de novembro de 2013, o Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” continua com visitação aberta para a exposição “Santa Eudóxia entre o Rural e o Moderno” que recentemente ganhou uma roda d’água, um monjolo, um carro de boi e dois bancos, itens construídos em madeira e doados pelo tradicional marceneiro de São Carlos, senhor Nicola Gonçalves.
 
O Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” está localizado na esquina das ruas Coronel Joaquim Cintra e Rui Barbosa, no Distrito de Santa Eudóxia e fica aberto à visitação às quintas-feiras, das 13 horas às 17 horas, às sextas-feiras, das 9 horas às 13 horas e aos sábados, das 10 horas às 15 horas.
 
Grupos interessados em visitar o museu, podem realizar agendamento prévio pelo telefone (16) 3373-2700, ramal 215 ou 216, falar com Luana, ou pelo telefone (16) 33791372 (durante o horário de funcionamento do museu). 
 
Nesta sexta-feira (14/08), o museu funcionará em horário especial para o feriado, das 10 horas às 16 horas.
 
 
Em visita na manhã desta quarta-feira (13), a diretora administrativa da Fundação Pró-Memória, Shirley Rose Manzione Grosso e a diretora do Departamento de Patrimônio Cultural da Fundação Pró-Memória, Claudia Regina Danella, convidaram o senhor Nicola Gonçalves para ver o seu trabalho exposto.
 
Cheio de histórias para contar, o marceneiro ficou feliz em visitar o museu e adiantou o que é preciso para a roda d´água funcionar. “Precisa fazer uma caixa de cimento e instalar uma bomba d´água, que irá acionar a água na roda, cair no monjolo e voltar para a caixa de cimento. Assim aproveita a mesma água o tempo todo”, explicou Nicola.
 
Segundo Shirley Rose Manzione Grosso, o museu receberá quatro novos holofotes de iluminação. “Agradecemos a doação do senhor Nicola, esta pessoa que dedica seu tempo para ajudar a todos. Além da nova iluminação na área externa, queremos colocar a roda d’água para funcionar. Para isso, precisamos de mão de obra para executar o serviço, algo difícil de conseguir tanto no distrito, como em São Carlos, mas vamos conseguir”, disse.
 
Outra novidade no Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” é a reconstrução de uma antiga carroça, que ficou exposta na Praça Santa Cruz, no próprio distrito e que agora faz parte do acervo do museu e pode ser visto pelos visitantes. “O trabalho foi feito também pelo senhor Nicola Gonçalves. Ele montou a peça a partir de registros fotográficos e com elementos da carroça original, utilizando os cubos, os aros, os varais, uma parte do banco e as ferragens originais da carroça. Devido à deterioração do madeiramento, causado pela ação do tempo, o senhor Nicola substituiu a madeira por uma de demolição”, destacou Shirley.
 
Com uma distância de 40 minutos de São Carlos, a breve viagem para chegar ao distrito de Santa Eudóxia, onde o museu está localizado, proporciona bem-estar e aumenta a bagagem cultural. 
 
O pequeno distrito possui cerca de cinco mil habitantes, com uma população mais ligada ao trabalho rural que atrai pela simplicidade do povo e pela beleza das paisagens, permitindo aos visitantes um turismo histórico cultural, ecológico e rural.
 
(13/08/2014)
 


Compartilhe essa informação