"ROBÔS" FORAM TEMA DA 2° PALESTRA DO CICLO CIÊNCIA E RIQUEZA SOCIAL PDF Imprimir E-mail
altPróximo evento abordará pesquisas sobre luz
 
Como parte do Ciclo de Palestra Ciência e Riqueza Social, cerca de 60 pessoas acompanharam na última quinta-feira (19), uma pequena invasão de robôs no Museu da Ciência Mário Tolentino. Ministrada pela docente do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP Roseli Romero, a palestra não apenas falou sobre robótica móvel, mas também levou alguns exemplares de robôs, mostrados para a plateia. A docente abordou também conceitos básicos sobre robótica e mostrou como é a estrutura básica de um robô. Além disso, apresentou algumas pesquisas na área realizadas na USP. 
 
O grupo de pesquisa e extensão Warthog Robotics, também do ICMC-USP, levou uma quadra, montada no saguão do Museu, onde pequenos robôs disputavam uma partida de futebol. Na ocasião, foram demonstrados alguns movimentos do robô humanoide NAO.
 
No dia 2 de abril, o Ciclo de Palestras realiza seu terceiro evento, desta vez com o tema “Luz, Ciência e Vida: comemorando o Ano Internacional da Luz”. O palestrante será o professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP Vanderlei Bagnato. O docente, que também coordena um Centro Estadual de Física e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em São Carlos, vai discutir as propriedades da luz, sua interação com tudo ao nosso redor e suas principais aplicações.
A palestra será realizada no Museu da Ciência Mário Tolentino, a partir das 19h30. A entrada é gratuita. 
 
Mais informações pelo telefone (16) 3307 6903 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .
 
Sobre o Ciclo de Palestras
 
Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.
 
(24/03/2015)