MUSEU DE PEDRA "TINHO LEOPOLDINO": HISTÓRIA PARA VER E SENTIR PDF Imprimir E-mail

alt

Reinaugurado em 2013, o Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” continua com visitação aberta para a exposição “Santa Eudóxia entre o Rural e o Moderno”. As novidades são os novos itens rurais como uma roda d’água, um monjolo, um carro de boi e dois bancos. Os itens são construídos em madeira e foram doados pelo tradicional marceneiro de São Carlos, Nicola Gonçalves.
Com uma distância de aproximadamente quarenta minutos de São Carlos, a breve viagem para chegar ao distrito de Santa Eudóxia, onde o museu está localizado, proporciona bem-estar e aumenta a bagagem cultural. 
 
A inserção ao passado começa com o percurso, onde o visitante é convidado a conhecer um dos prédios mais importantes e antigos do subdistrito de Água Vermelha, a Biblioteca Pública Distrital, que está instalada no Armazém Cultura “Lola Puccinelli Biazon”, local que até o final do século XIX, foi centro de compra e venda de mercadorias da região e atualmente, abriga o Telecentro FESC e a agência dos Correios.
 
Conforme se aproxima do distrito de Santa Eudóxia, o visitante tem a sensação de tranquilidade e reflexão sobre a história, devido às lindas paisagens, clima bucólico e cultural da região. 
 
O Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” é um importante atrativo turístico no distrito de Santa Eudóxia e região, e seu nome é em homenagem ao falecido agropecuarista Airton Leopoldino Junior que passou grande parte de sua infância no distrito. 
 
Sob gestão da Fundação Pró-Memória, o Museu de Pedra passou por um período de mudança estrutural, devido a problemas de infiltração e entrada de poeira que prejudicavam a preservação do acervo.  Foi necessário realizar adequações para voltar a funcionar e abrigar as exposições.
 
A exposição “Santa Eudóxia entre o Rural e o Moderno” é aberta ao público em geral e conta a história do distrito e a riqueza e modernidade que o café trouxe para a região. No acervo, o visitante confere alguns modelos de rádios e telefones antigos, do final do século XIX e início do século XX. 
 
Com cerca de 5 mil habitantes, grande parte da população mais ligada ao trabalho rural, o distrito de Santa Eudóxia atrai visitantes pela simplicidade de seu povo e pela beleza das paisagens, permitindo um turismo histórico cultural, ecológico e rural.
 
O Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” está localizado na esquina das ruas Coronel Joaquim Cintra e Rui Barbosa, no Distrito de Santa Eudóxia e fica aberto à visitação às quintas-feiras, das 13 horas às 17 horas, às sextas-feiras, das 9 horas às 13 horas e aos sábados, das 10 horas às 15 horas.
 
Grupos interessados em visitar o museu, podem realizar agendamento prévio pelo telefone (16) 3373-2700, falar com Luana.
 
SERVIÇO
Exposição “Santa Eudóxia entre o Rural e o Moderno”
Funcionamento: quintas-feiras - das 13h00 às 17h00 / sextas-feiras - das 9h  às 13h / sábados - das 10h às 15h.
Local: Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” (Esquina das ruas Coronel Joaquim Cintra e Rui Barbosa - Distrito de Santa Eudóxia). ENTRADA GRATUITA.
 
(14/01/2015)