FÓRMULA HOMEOPÁTICA CONTRA A DENGUE É APRESENTADA EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Em busca de novas alternativas no combate a dengue, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira (9), no auditório Bento Prado Júnior do Paço Municipal, uma palestra com a médica Ana Teresa Dória Dreux. A profissional do Rio de Janeiro desenvolveu uma fórmula homeopática para a prevenção da doença.
 
Durante o encontro voltado para profissionais de saúde, a médica explicou a fórmula criada há 16 anos a pedido da Secretaria Estadual no Rio de Janeiro, quando ainda era presidente do Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB). Na ocasião também foi explicada toda história da homeopatia, sintomas da dengue, além do plano e protocolo elaborado para o município.
 
Para combater a dengue em São Carlos, a médica elaborou duas fórmulas para serem administradas em dose única, que serão distribuídas nas unidades de saúde. Pode receber o medicamento qualquer pessoa que pretende se proteger da doença, que está com os primeiros sintomas, ou, que com a doença confirmada.
 
O medicamento também pode ser encomendado em qualquer farmácia por conta do interessado. “Estamos disponibilizando a fórmula sem custo algum para quem quiser encomendar na farmácia de confiança. A pedido do prefeito Paulo Altomani, elaboramos duas fórmulas, uma para prevenção e outra para quem já está com complicações da doença”, enfatizou Ana Teresa.
 
Além do prefeito Paulo Altomani e da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Amai-vos, Alice Altomani, estiveram presentes na palestra o vice-prefeito, Cláudio di Salvo, demais secretários municipais, os vereadores Dé Alvim, Cidinha do Oncológico, Sérgio Rocha, José Luis Rabello, Rodson Magno, servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), Unidades de Saúde da Família (USF´s), Unimed, Santa Casa, Senac e demais instituições.
 
Depois de um consulta pública em favor dos medicamentos no município, Altomani falou como pretende implantar o método. “Pretendemos implantar o remédio como uma vacina contra a doença. Dentro das possibilidades vamos trabalhar junto com as farmácias para quem quiser comprar o medicamento, e oferecer a proteção para as pessoas que procurarem as unidades de saúde com os sintomas da doença. Temos que resolver o problema e evitar mortes como já acontece em outras cidades”.
 
Para conter avanço do número de casos de dengue, o município elaborou um plano de contingência que envolve diversas secretarias tanto no combate a doença, como na destruição dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. “É um medicamento estimula o metabolismo do paciente a desenvolver uma defesa contra o próprio vírus. Isso traz uma contribuição muito grande para o bem estar da pessoa com dengue e para o controle da doença”, avaliou o Secretário Municipal de Saúde, Marcus Petrilli.
 
Ainda no encontro, as pessoas presentes puderam tirar duvidas sobre a fórmula, como o medicamento deve ser ministrado, além de uma discussão sobre o método e a doença. Também foi apresentada na palestra uma outra alternativa de combate à doença. Pesquisadores da USP, do grupo do professor Vanderlei Bagnato, mostraram o trabalho desenvolvido na cidade. O método também pode ser usado em São Carlos.